Opinião
|
7 de dezembro de 2018
|
16:43

Frente contra o ódio e a intolerância (por Aline Kerber)

Por
Sul 21
[email protected]
Frente contra o ódio e a intolerância (por Aline Kerber)
Frente contra o ódio e a intolerância (por Aline Kerber)
Movimento Mães e Pais pela Democracia nasceu da união de um grupo de famílias do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre. (Divulgação)

Aline Kerber (*)

Na qualidade de porta-voz do movimento Mães e Pais pela Democracia, gostaria de destacar a importância da recente criação do Fórum de Combate à Intolerância e ao Discurso de Ódio promovido pelo Ministro Público Federal em Porto Alegre para a segurança dos direitos humanos de todas e todos nós, sobretudo neste momento histórico em que se questionam os valores mais básicos da na nossa já combalida democracia.

Agradecemos desde já o convite para nossa participação e registramos que somos guiados pelas mesmas premissas que orientam este Fórum, ou seja, a garantia, o respeito e a promoção da integralidade dos direitos humanos, o que pressupõe o firme enfrentamento a todas as formas de violências e desigualdades, como o racismo, o sexismo, a misoginia, a xenofobia, a LGBTfobia, entre outras atentatórias à liberdade de ser e estar no mundo!

O movimento Mães e Pais pela Democracia nasceu da união de famílias do Colégio Marista Rosário de Porto Alegre, preocupadas com o quadro de grande acirramento e conflitualidade social que se seguiu ao processo eleitoral, na esteira de iniciativas como o “Escola sem Partido”, que nada mais é que o aproveitamento político-partidário de determinados segmentos sociais contra a livre manifestação do pensamento e da opinião de jovens estudantes nessa e em tantas outras escolas, públicas ou privadas, do Estado e do país.

Não podemos aceitar que as diferenças que constituem nossa humanidade, que fundam a convivência com a alteridade e a vida em coletividade sejam ameaçadas pela intolerância e pelo discurso de ódio. A escola é o lócus por excelência da democracia, da valorização das diversidades, do congraçamento entre os saberes técnicos e as demandas sociais, do encontro da história com o novo, a inovação, do fortalecimento dos espaços de socialização e sociabilidade.

Por isso, desde o início deste movimento, temos nos preocupado em construir parcerias, estabelecer pontes e buscar convergências em prol das verdadeiras prioridades da educação no país: a diminuição dos déficit’s de ensino-aprendizagem e a superação de um ambiente hostil e violento ao ensino, hoje marcado pela interdição da palavra, do diálogo e do reconhecimento do outro na igualdade da sua diversidade que nos torna humanos!

Celebrar os nossos professores e professoras, as escolas que não abdicam da sua missão de educar sempre e às famílias pelo amor que compartilham com os seus e com os nossos são alguns dos objetivos do coletivo Mães e Pais pela Democracia.

Contem conosco nesta luta que está apenas começando!

(*) Integrante do movimento Mães e Pais pela Democracia

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora