Opinião
|
2 de novembro de 2018
|
15:28

Doutrinação (por Gregório Grisa)

Por
Sul 21
[email protected]
Em todo o país, mais de 150 projetos de lei pretendem criminalizar a prática docente. (Foto: Gustavo Bezerra)

Gregório Grisa (*)

Cresceram significativamente nas últimas duas eleições as bancadas consideradas conservadoras. O presidente eleito (seu partido) e governadores próximos a ele tiveram expressiva votação. Porém, esse grupo político vencedor argumenta que há um problema estrutural na educação brasileira, a doutrinação política de esquerda.

Pesquisas de opinião que aferem as preferências das pessoas em relação aos costumes e temas morais mostram como o brasileiro tem um perfil conservador. Essa é uma constatação. Temas como drogas, armas, segurança pública e aborto sempre encontram resistências sólidas no imaginário popular. Como afirmar que há essa sistêmica doutrinação diante disso?

O que se deduz é que a denúncia de suposta doutrinação generalizada se presta como estratégia para classificar o campo político oposto como “ideológico”, como “errado e perigoso”. Mostra o intento de silenciar o pensamento contrário e não de promover “neutralidade”, como se vende.

Mas é ainda mais grave, a confusão é tamanha que em função dessa pauta da doutrinação se instituem correlações absolutamente falsas: direitos humanos = ideologia de esquerda, debate sobre desigualdade de gênero = “incentivo a homossexualidade”; educação sexual = sexualização precoce; racismo = fomentar vitimização e tantas outras.

Para você isso pode parecer tolo, mas tais correlações têm uma forte receptividade em boa parte da sociedade.

Infelizmente, do ponto de vista educacional, o que existe é o contrário. Temos uma defasagem enorme de debates sobre cidadania e direitos humanos. Discussões sobre ciência política, ideologia, liberdades individuais, discriminações e desigualdades não ocorrem em grande escala e de modo qualificado no país.

Ao fim e ao cabo, aquilo que de maneira vulgar essas pessoas classificam como doutrinação não é um proselitismo partidário, esse sim condenável, mas o florescimento dos debates acima listados, tão necessários.

Em uma sociedade que se mata, que não consegue conviver com a divergência, que julga e violenta o diferente e que banaliza a segregação e a desigualdade, todos os debates são urgentes. A pluralidade de concepções pedagógicas e a liberdade de aprender e ensinar são pilares civilizatórios.

A educação nacional tem desafios enormes e complexos. Sabe-se como se pode dar início a um projeto baseado em evidências e em boas práticas nacionais e internacionais. Definitivamente esse tema da doutrinação não é uma pauta prioritária, ela mais deturpa do que elucida. Há mecanismos para combater ações indesejadas por parte de professores e eles devem ser usados se for o caso. Nada justifica o cerceamento e o constrangimento dos profissionais da educação.

(*) Professsor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora