Opinião
|
6 de novembro de 2018
|
12:59

Autonomia na docência (por Ana Affonso)

Por
Sul 21
[email protected]
Autonomia na docência (por Ana Affonso)
Autonomia na docência (por Ana Affonso)
Divulgação
“Nenhum resultado eleitoral permite ataques à escola”.(Divulgação)

 Ana Affonso (*)

Enfrentamos, há tempos, um movimento que tenta colocar a comunidade escolar contra os educadores. Aqueles que lideram difamações, calúnias e incitam o ódio contra educadores, se mascaram de “sem partido” e usam de manipulações já desmascaradas, para criar insegurança no ambiente escolar, causar danos morais e emocionais aos docentes, influenciar estudantes à agressividade e desrespeito que não favorecem o ambiente do ensino, da pluralidade de ideias, da cultura e do diálogo.

A Constituição Federal assegura ao educador o direito à liberdade de cátedra, que se resume em sua livre atuação em sala de aula, pois o conhecimento não pode ser monitorado por quem está no poder.

Nenhum resultado eleitoral permite ataques à escola. Educadores são profissionais que estudaram, aprenderam métodos de ensino, conhecem direitos e deveres, e exercem um papel insubstituível na sociedade. Nem políticos, nem setores religiosos, nem mesmo a família, têm o direito de impor um determinado pensamento à educação, pois na escola se lida com todas diferenças e pluralidades. Educadores têm autonomia garantida em lei para exercer suas funções e escolher sua metodologia de ensino.

Não queremos a escola – que é espaço sagrado da inclusão, sociabilização e construção do conhecimento – transformada em campo de batalha política e de radicalismos infundados. Precisamos fortalecer a escola e os verdadeiros valores democráticos. Seguimos ainda mais unidos para defender a autonomia na docência, sem mordaça!

(*) Professora e Vereadora de São Leopoldo

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora