Opinião
|
1 de outubro de 2018
|
14:04

FNA apoia movimento pela democracia (por Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas)

Por
Sul 21
[email protected]
FNA apoia movimento pela democracia (por Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas)
FNA apoia movimento pela democracia (por Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas)
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (*)

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) vem a público manifestar apoio ao movimento realizado no sábado (29) em diversas regiões do Brasil em favor da democracia, da igualdade e dos direitos humanos. Ao lado de milhares de mulheres e homens, estaremos lutando pela manutenção dos parcos direitos que as minorias desse país levaram décadas para conquistar. E mais tempo ainda para descobrir que tinham voz e que suas angústias estavam longe de meros caprichos particulares.

Respeitando a memória da sociedade brasileira e as cicatrizes deixadas em nosso povo por uma história de desmandos e autoritarismo, a FNA alerta sobre os riscos de entregar o país à política do preconceito, em que a elite assuma de vez as regras do jogo em um movimento orquestrado pelo capital internacional e pelo capitalismo rentista. É essencial que a sociedade brasileira analise sua ainda recente e, infelizmente, já esquecida história. O caminho do autoritarismo não é a segurança que todos esperam. É, sim, um abismo de exclusão, ausência de direitos e autonomia do cidadão para refletir, se expressar e trabalhar por um país melhor.

A FNA entende que onde não há liberdade e igualdade não há democracia e, sem ela, é impossível construir um país digno, cidades inclusivas e uma sociedade humanitária. A FNA conclama os arquitetos e urbanistas a pensarem sobre seus valores mais essenciais, aqueles que você ensina ou um dia ensinará a seus filhos. Se a resposta for respeito ao próximo e às diferenças, solidariedade e dignidade, você também está com a gente!

Junte-se a nós por um futuro onde todos tenham voz.  Vamos às ruas!  #EleNão

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora