Opinião
|
25 de abril de 2018
|
13:21

Diário do cárcere (por Miguel Idiart Gomes)

Por
Sul 21
[email protected]
Diário do cárcere (por Miguel Idiart Gomes)
Diário do cárcere (por Miguel Idiart Gomes)
Foto: Joana Berwanger/Sul21

Miguel Idiart Gomes (*)

Eu me acordo com barulhos de batucada e gritos de “bom dia Presidente”. Logo depois, um carcereiro entra na cela com a bandeja de café, pão e água. Leio as cartas do povo que não param de chegar, já
vieram mais de 10 mil.

Sinto falta dos meus filhos, meus netos e da minha companheira. As horas aqui passam devagar. Leio livros para alimentar a mente, faço deles um peso pra exercitar o corpo.

Nunca tive tanto tempo pra assistir televisão. E agora entendo ainda mais porque o povo está assim desse jeito. As novelas impõe hábitos nada convencionais, os jornais ideologizam as notícias e as
propagandas vendem ilusões.

A batucada lá fora faz pulsar meu coração. Me alimento da força dessa gente, que tem sangue vermelho que escorre na luta do dia-dia pra sobreviver.

Faça sol, chuva, frio ou calor, desde que parei aqui, ouço o povo do lado de lá. Isso me fortalece, me inspira e me deixa vivo.

Fiquei sabendo que mais de mil pessoas acampam no entorno do cárcere. Me falaram que o ex-governador Olívio Dutra, meu companheiro deputado constituinte, onde moramos juntos na época, veio aqui perto. Mas não deixaram entrar, como não deixaram Leonardo Boff, Adolfo Perez Esquivel, deputados, senadores e recentemente até a  Presidenta eleita legitimamente, Dilma Rousseff, não puderam me visitar. No final do dia durmo com gritos de “boa noite Presidente”.

Para quem passou fome no nordeste, não sabem a força que eu tenho. Aqui a história é outra. Estou firme e forte ao lado de vocês.

Esse texto podia ter sido escrito pelo governante que fez do Brasil a 6ª economia mundial.  Que tirou o país do mapa da fome mundial e que no relatório da ONU de 2015, o Bolsa Família foi retratado como uma espécie de modelo de programa social bem-sucedido. Esse texto poderia ter sido escrito por quem criou o Prouni, a Minha Casa Minha Vida, as Cotas nas universidades. Ou quem aumentou o salário mínimo em 72%, mas não, esse texto é meramente uma crônica, na tentativa de descrever os eventos de acordo com a minha visão crítica. Na esperança que um dia a liberdade não seja apenas de um preso político, mas de todo o povo brasileiro.

(*) Presidente da 2ª zonal do PT/POA

*************

O Sul21 reserva este espaço para seus leitores.Envie sua colaboração para o e-mail [email protected] com nome e profissão.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora