Opinião
|
17 de fevereiro de 2018
|
12:03

O que eu sei sobre a água? (por Henrique Britto Agliardi)

Por
Sul 21
[email protected]
O que eu sei sobre a água? (por Henrique Britto Agliardi)
O que eu sei sobre a água? (por Henrique Britto Agliardi)

Provavelmente não mais do que qualquer pessoa. Todos nós meio que sabemos as mesmas coisas sobre ela.

Foto: EBC

Sabemos que não vivemos sem beber água. Muitos de nós sabem que o limite humano sem tomar nada de água é de 4 dias, se chegar a isso, se morre. É por muitos saberem disso que universalmente consideramos que a água é um Direito.

Outra coisa que muitos sabem é que a água não é infinita, que a água potável tem uma quantidade limitada disponível. Aprendemos na escola que menos de 5% de toda a água do planeta pode ser bebida por seres humanos.
Acho que não é tanta gente assim que sabe que a maior parte da água usada por seres humanos, cerca de 70%, vai para o agronegócio, molhando plantações para consumo humano e plantações para consumo de animais de abate, que matamos para comer a carne (um pequeno parênteses: a água usada para gerar comida para os animais de abate é em média 15 vezes maior do que a água usada para gerar comida diretamente para humanos. Isso significa que cada pessoa que se torna vegana contribui com uma redução de 15000% na quantidade de água usada por quilo de refeição).

Muito mais todos sabemos dela, como o fato de que tem 3 estados físicos (gelo, água e vapor), de que congela a 0°C e evapora a 100°C (na altura do mar – e ambas temperaturas para água pura). E sabemos que ela é vendida em garrafinhas. Temos, no Brasil, tanta água disponível que as águas que podemos comprar no supermercado são mais baratas que qualquer refrigerante. Em outros países não é assim. Em países que não têm tanta água disponível, uma garrafinha de água pode custar muito mais do que um refrigerante. Em países assim, a água custa mais do que muitas coisas que aqui consideramos não tão baratas assim. Imagine se você tivesse que incluir no orçamento de casa um preço aproximado de 1 real por litro de água gasto no chuveiro e descarga? Cada descarga usa 5 litros de água potável. Cada minuto no chuveiro usa entre 6 a 25 litros de água potável. Você consegue imaginar o quanto pagaria na conta de água se tivesse que realmente pagar um valor não insignificante pelo litro de água potável?

Essa perspectiva parece distante, mas ela pode estar se aproximando a galope. Nos dias 18 ao dia 23 de março vai estar acontecendo o Fórum Mundial da Água, em Brasília, em que Temer vai se reunir com algumas das maiores empresas do mundo para tratar sobre a água do Brasil. Na agenda? Privatizações de reservas de água potável brasileiras.

Isso não está tendo destaque na mídia. Vender o direito de uso da água para empresas é semelhante a vender o direito de produzir oxigênio, que todas as plantas produzem. Você consegue imaginar o direito de produzir plantas sendo restringido para algumas poucas empresas? Consegue imaginar o absurdo completo que seria isso, os riscos pra sobrevivência da espécie e pro agravamento absurdo no sofrimento dos menos favorecidos?

Existe um Fórum Alternativo sendo planejado para acontecer durante o Fórum Social Mundial e o Fórum Mundial da Água. Eles têm página no facebook ( https://www.facebook.com/FAMA2018/ ) e site ( http://www.fama2018.org/portal/fama-2018/ ). Se você não sabia dessas coisas, divulgue. Se você tem tempo, se envolva. Todos sabemos muita coisa sobre a água, mas poucos sabem que ela está em risco.

.oOo.

(*) Henrique Britto Agliardi é estudante de Medicina, já estudou Física e Publicidade.

Sul21 reserva este espaço para seus leitores. Envie sua colaboração para o e-mail [email protected], com nome e profissão.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora