Opinião
|
28 de janeiro de 2018
|
19:30

Aos que continuam na luta (por Olívio Dutra)

Por
Sul 21
[email protected]
A mobilização e a luta democrática nas ruas, nas praças, no campo e nos parlamentos deve continuar. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Olívio Dutra (*)

Desculpem-me os Senhores Desembargadores do TRF da 4ª Região que condenaram o ex-presidente Lula com argumentos que não me convenceram da culpabilidade do “acusado” e apequenaram sua nobre tarefa acoplando-a à concepção de uma parcela da sociedade brasileira que sempre o desprezou e o estigmatizou por ser um retirante nordestino, sem título de doutor, que chegou à Presidência da República.

Dirão que sou suspeito por emitir essa opinião pois sou do PT e amigo dele. Orgulho-me de ser do PT e continuar nele, um partido do socialismo democrático que não nasceu dos gabinetes executivos ou legislativos, nem de cima para baixo e que deve se corrigir e se aperfeiçoar; também, prezo a amizade que tenho com o Lula desde antes da fundação do PT porque nunca o vi bajulando os poderosos ou participando de falcatruas e, também, me orgulho que essa minha opinião seja compartilhada por milhões de pessoas, não só do PT ou de partido algum, entre elas juristas e calejados estudiosos do Direito no Brasil e em diversos países do globo.

Por isso digo, serena e firmemente, que devemos continuar a pensar o Brasil na perspectiva de o povo ser sujeito e não objeto da Política para que esta seja transformadora e o Estado brasileiro, sob controle público e não privado, passe a funcionar bem e melhor não para alguns mas para a maioria da população.

Para que esse sonho seja concretizado é necessário ampliar e não diminuir o protagonismo do povo; é preciso resgatar a democracia golpeada em agosto de 2016, qualificá-la de tal forma que não mais possa ser golpeada novamente.

A mobilização e a luta democrática nas ruas, nas praças, no campo e nos parlamentos deve continuar até que desague na convocação de uma ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE, LIVRE, SOBERANA E EXCLUSIVA que organize em padrões civilizados e com radicalidade democrática a Sociedade e o Estado brasileiros.

BOA LUTA!

(*) Ex-governador do Rio Grande do Sul.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora