Opinião
|
31 de outubro de 2014
|
04:36

Porque as Igrejas Evangélicas e Adventistas superaram a Igreja Católica e o fenômeno eleitoral Alckmin-Aécio (por Runildo Pinto)

Por
Sul 21
[email protected]
Porque as Igrejas Evangélicas e Adventistas superaram a Igreja Católica e o fenômeno eleitoral Alckmin-Aécio (por Runildo Pinto)
Porque as Igrejas Evangélicas e Adventistas superaram a Igreja Católica e o fenômeno eleitoral Alckmin-Aécio (por Runildo Pinto)

O triunfo do modernismo, foi desgastando a efetiva influência da Igreja católica, porque o modernismo se caracteriza fundamentalmente pelo princípio da ciência. Hoje, há uma crise de valores, a contemporaneidade fragmentou tanto as relações humanas, fazendo com que o homem se torne uma mercadoria na prateleira, fazendo da sociedade em seu coletivo tomar a forma da esquizofrenia, por conseguinte no seu individualismo, é narcisista.

As igrejas evangélicas e adventistas souberam se colocar no lugar da igreja católica com duas premissas, a primeira, já que há uma mudança de época, onde os valores do modernismo estão peremptos, e novos valores ainda não se manifestaram, estão embrionários, às pessoas fracionadas sem referências importantes, no seu fundamento perdidas, sequeladas psicologicamente em uma vida sem sentido, e exacerbadamente carentes, assim, as igrejas evangélicas e adventistas reeditaram, recuperam uma moral conservadora, reacionária, do passado, no seio da sociedade burguesa. A segunda, estimulam o consumo como fator que o dignifica, o consumismo, a ideia de “subir na vida”, que na realidade é uma pseudodignidade. Com uma invocação, ao introjetada nas pessoas faz: “se ele acreditar em deus, ele vai te dar tudo aqui e não no reino dos céus”. Podemos dizer: os adventistas e evangélicos frequentam uma RELIGIÃO DE RESULTADOS. Recalcam uma moral arcaica com apelo ardente pelo consumo, por melhorar de vida e até o enriquecimento. Portanto, dá um conformismo moral, aos fracos, somados a uma ilusão no consumo.

Podemos, também, observar que a reeleição de geraldo alckmin a governador de São Paulo, no primeiro turno e a expressiva votação de aécio neves candidato a presidência pelo psdb, teve uma influência muito grande destas duas religiões de resultados. Alckmin fez o pior governo da história de São Paulo e para coroar a incompetência, deixou São Paulo sucumbir na falta de água. O anticomunismo se manifestou em junho de 2013 e agora nas eleições 2014, de forma explicita e exacerbada. Ano passado, também aconteceram à Marcha com Deus dos fascistas, nesse caso, da Igreja católica partidários da ditadura militar, acompanhados por adventistas e evangélicos, e mais, teve a sugestão de fundar novamente a ARENA, um partido de extrema direita, com o intuito de aglutinar toda a direita em uma partido realmente autêntico; proposta encabeçada por uma jovem e reiterada pela velha guarda do exército brasileiro.

Nesse período, a homofobia ganhou grandes estatísticas, espaço e personalidades como Marco Feliciano, o racismo vê-se ampliando seus tentáculos e o preconceito com nordestinos ficou claro pelo porta-voz da burguesia na mídia, o ideólogo metido a intelectual, o intelectualoide, diogo mainardi. Na mesma São Paulo, há um movimento pelo impeachment da presidenta dilma e ameaça de golpe militar, reivindicado. Vivemos momentos de radicalização do setor da burguesia mais truculenta e burra. Portanto, a influência destas agremiações religiosas e da mídia corporativa, tem fomentado e influenciado todas estas manifestações reacionárias.

Enquanto isto acontece, a presidenta reeleita, vem agradecer os votos e dar um recado bem claro para a burguesia, “vou fazer um governo que una os brasileiros”, isto é: um governo de conciliação de classes. Mesmo com todas as manifestações de repúdio da burguesia, vai continuar governando com o parlamento irresponsável, conservador, corrupto, podre e de maioria ruralista latifundiária, com 273 deputados. Isto é, virando as costas para a classe trabalhadora, em clara submissão. Se por conta dos médicos cubanos, do porto construído em Cuba, financiado pelo BNDS e pelo bolsa família que foi criado pelo gov. FHC, agora considerado bolsa preguiça, fez com que ascendesse o pavio do anticomunismo, da homofobia e do racismo com veemência. Imaginem se o PT fizesse o que Chávez fez na Venezuela. Chávez disse para os trabalhadores: – se organizem, se façam por organizar, pois se eu for governar com este parlamento que ai está, vai ser como eu virar as costas para vocês”. A dilma e o PT vão virar as costas para a classe trabalhadora, mais uma vez. Vão continuar fazendo das demandas dos trabalhadores, mercadoria.

Prestem atenção, o fenômeno eleitoral do PSDB em São Paulo é muito semelhante a adesão doentia por hitler na Alemanha. Representa uma sociedade doentia que acha natural o preconceito e todo o tipo de discriminação, uma manifestação do Homo Sacer, a vida nua, uma mera existência biológica, portanto, que se pode matar a vida, a do outro, que não vale nada, não significa nada, conforme avalia Giorgio Agamben. Prestem atenção, avaliem profundamente esse processo eleitoral. O RS, não escapa deste fenômeno.

.oOo.

Runildo Pinto é um militante social com estudos em sociologia, filosofia e psicanálise. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Sul21 reserva este espaço para seus leitores. Envie sua colaboração para o e-mail [email protected], com nome e profissão.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora