Opinião
|
11 de julho de 2014
|
11:55

Hospital da Restinga e Extremo-Sul: Uma conquista da comunidade (por Engenheiro Comassetto)

Por
Sul 21
[email protected]
Hospital da Restinga e Extremo-Sul: Uma conquista da comunidade (por Engenheiro Comassetto)
Hospital da Restinga e Extremo-Sul: Uma conquista da comunidade (por Engenheiro Comassetto)

A emocionante e histórica cerimônia de inauguração do Hospital da Restinga e Extremo-Sul na última sexta-feira (04), representa um marco na qualidade de vida de todos os moradores pertencentes às localidades da região Sul da cidade de Porto Alegre. Considerando que o complexo hospitalar disponibilizará cerca de 170 leitos e atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), prestando serviços de internação, passagem nos casos de emergência e recuperações anestésicas, o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde será amplamente assegurado e irá transformar a realidade social da comunidade, enaltecendo valores de cidadania e reconhecimento de direitos através da concretização deste sonho que ultrapassa décadas e gerações.

Por meio de nosso mandato no Legislativo, nos últimos dez anos, realizamos diversas ações junto ao Poder Judiciário, as esferas Estaduais, Federais e Municipais para realizar a implantação desse complexo hospitalar tão necessário para as comunidades do Sul e Extremo-Sul da capital. Neste sentido, podemos citar como exemplos: as mais de 25 reuniões com o Ministério Público para colocar em ação o projeto do Hospital aprovado em 2003; a assinatura da cedência do terreno do município, em outubro de 2004, pelo então Prefeito João Verle (PT); e a assinatura do Decreto, pelo então Presidente Lula, em 18 de setembro de 2006, que incluiu o Hospital Moinhos de Ventos na categoria de entidade de Excelência, o que tornou possível a assinatura do convênio e a destinação de mais de US$ 120 milhões, para a construção do projeto  hospitalar. Participei ainda, da criação do valoroso Comitê Comunitário Pró-Hospital da Restinga e Extremo-Sul e presidi a Comissão Especial, criada pela Câmara de Vereadores que acompanhou a obra e aprovou o projeto que definiu a área do Hospital.

Neste sentido, a inauguração do Hospital representa uma luta que iniciou há mais de 40 anos por essas valorosas comunidades que foram incansáveis na busca por melhores condições de vida na área da saúde e na área social. Cabe dizer, que trata se de uma emoção sem precedentes a inauguração do Hospital localizado em nossa querida Restinga, que contou com a presença de diversas autoridades, todas fundamentais para o magnífico desfecho da implementação do amplo e moderno Complexo Hospitalar, mas compete destacar a presença de nossa ilustre Presidenta da República, Dilma Rousseff.

Importante ressaltar o discurso emocionado da Presidenta Dilma que enalteceu o incansável trabalho de toda a comunidade, que na sua avaliação funciona como uma rede, onde todos trabalham conectados na concretização de sonhos, no que tange a implementação e inauguração do Hospital da Restinga e Extremo-Sul. Ressaltou que o grandioso projeto hospitalar significa um momento importante para toda comunidade, que acreditou que o sonho era possível.  Dilma aproveitou a ocasião para destacar a imensa capacidade das lideranças, em atuar junto ao processo político e comunitário na conquista de melhores condições de vida para a comunidade, o que segundo ela e todos concordamos, faz toda a diferença.

Representando a Câmara Municipal de Porto Alegre ao lado do Presidente, Vereador Professor Garcia nesta atividade histórica em nossa cidade, enquanto Líder da Bancada do PT e da Oposição no Parlamento Municipal fui autor de requerimento para homenagear a Presidenta da República com o título de cidadã Porto-Alegrense aprovado em sessão plenária, que tive a honra de entregar em mãos. Em virtude da nobre homenagem de nosso Parlamento Municipal a Presidenta, é imperioso destacar parte de seu agradecimento no que concerne ao título: “Todos sabem que sou mineira de nascimento, mas que passei grande parte de minha vida adulta na cidade de Porto Alegre, e, por isso, tenho um profundo respeito e carinho por essa cidade. Sempre me senti uma cidadã de Porto Alegre. O título é como uma certidão de nascimento”, ela afirmou ao receber o título.

Enquanto legislador e cidadão porto-alegrense o meu comprometimento com a população da Região Sul e Extremo-Sul segue através da fiscalização dos serviços do nosso complexo hospitalar, bem como, na construção do dialogo permanente junto às comunidades e suas lideranças que cumprem o papel de representar a população nas demandas nas áreas da saúde, educação, habitação e reforma urbana. Por fim, convoco a todos para exercerem sua cidadania auxiliando na implementação e prestação de demais serviços essenciais em nossa cidade.

.oOo.

Carlos Comassetto é engenheiro e vereador de Porto Alegre.

Sul21 reserva este espaço para seus leitores. Envie sua colaboração para o e-mail [email protected], com nome e profissão.

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora