Opinião
|
22 de julho de 2010
|
13:44

O Índio Quem, que amadureceu e sumiu

Por
Sul 21
[email protected]

Por Luis Nassif*

Eleições sempre estimulam o aparecimento de tipos folclóricos. Mas tenho a impressão que o tal Índio é o tipo folclórico que conseguiu chegar mais longe: candidato a vice em uma chapa competitiva.

Seu deslumbramento com a indicação – distribuindo santinhos com Serra, usando o nome @viceindio no Twitter, fazendo merchandising da indicação para venda de livro – é de um provincianismo impensável para um filho da juventude dourada do Rio, de uma família ilustre. Meus amigos da Zona Sul do Rio, que acham ser a última trincheira cosmopolita, cercada de provincianismo brasileiro por todos os lados, devem uma explicação.

Falar besteira foi o início. Depois, teve que se sujeitar a ser enquadrado não por um Conselho de Notáveis do PSDB, mas pelo Márcio Aith e pela Soninha. Agora, o prefeito Kassab solta essa declaração – muito adequada ao se falar de incapazes:

“Ele amadureceu de um dia para o outro. Mas você também não pode deixar o candidato 100% monitorado pela campanha”, ponderou.

E pensar que Serra abriu mão da indicação de José Carlos Aleluia, um dos principais parlamentares do DEM, devidamente apadrinhada pelo cacique Jorge Bornhausen, para ficar com o Índio – e sem a preocupação sequer de ouvir seus correligionários cariocas mais fiéis, Andrea Gouvea Vieira e Márcio Fortes.

Não é à toa que em Goiânia, Serra pediu ao arcebispo aquilo que mais lhe falta:

– Eu pedi a ele que pedisse a Deus que me desse sabedoria. Foi o que Salomão pediu no dia em que assumiu o reinado. Em sonhos, Deus apareceu para Salomão e disse “Peça o que quiser”, e Salomão pediu “Quero sabedoria”.

Tivesse o menor senso de planejamento, Serra teria feito o pedido antes. E não teria caído no conto do Índio.

* Texto publicado no blog do jornalista Luis Nassif.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora