Geral
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30 de setembro de 2011
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16:07

A avaliação de desempenho docente e o resgate do ensino público de qualidade

Por
Sul 21
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O anúncio das mudanças pretendidas pelo governo do Estado nos critérios para a avaliação de desempenho dos professores estaduais foi adiado. Ontem, depois de uma tensa reunião com a diretoria do CPERS e de uma quase invasão do gabinete do secretário de Educação do RS por militantes do sindicato, o governo se comprometeu a prorrogar até dezembro deste ano as discussões e negociações com a categoria, antes de implantar qualquer novo procedimento avaliativo.

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— Governo do Estado adia mudanças na avaliação dos professores

Reconhecendo a importância do assunto, que afeta professores e alunos e que é fundamental para que se consiga melhorar tanto a qualidade do ensino público quanto o salário e a dignidade profissional dos professores, o Sul21 resolveu entrar no debate. Iniciaremos, na semana que vem, uma série de matérias sobre o assunto, entrevistando professores, dirigentes sindicais da categoria, administradores públicos responsáveis pela área da educação, especialistas em ensino e avaliação de desempenho docente. Publicaremos artigos e postaremos vídeos de mesas-redondas sobre o tema.

Entendemos que o ensino público de qualidade deva integrar o rol das prioridades mais urgentes dos governos e do país hoje. Entendemos, além disso, que recuperação da qualidade do ensino público e dos salários dos professores só ocorrerá quando a sociedade civil assumir sua defesa. Para que isto ocorra, ela precisa estar esclarecida e convencida das melhores atitudes a serem tomadas. A esta tarefa nos dedicaremos com afinco durante as próximas semanas e meses e por todo o tempo que for necessário.

Mantendo-se fiel à sua disposição de praticar um jornalismo inovador, porque plural e, ao mesmo tempo comprometido, o Sul21 abrirá espaço para todas as posições presentes no debate, buscando manter-se isento em suas matérias jornalísticas, mas se manifestando firmemente, em suas matérias editoriais, na defesa das posições que considerar mais adequadas e viáveis de serem adotadas, independente de satisfazer aos interesses e concepções de quaisquer dos lados em confronto.

O resgate do ensino público de qualidade e da dignidade salarial dos professores é uma campanha que deve estar acima de interesses partidários, de posição social ou, ainda, de possíveis divergências de concepção de mundo. Pois esta é uma campanha em prol do desenvolvimento do país e de seu povo.


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