Geral
|
11 de setembro de 2010
|
09:00

Faltou respeito

Por
Sul 21
[email protected]

Fiel a seus princípios democráticos e a seu compromisso com a diversidade, o Sul21 vem dando espaço a todas as correntes de pensamento. Na cobertura da campanha para o governo do Rio Grande do Sul, não tem privilegiado qualquer partido. Sua equipe cobre as atividades promovidas pelos candidatos com um olhar puramente profissional. Costuma relatar, com fidelidade, o que viu e ouviu, sem qualquer manipulação, à direita ou à esquerda. Uma das principais características do Sul21 e de sua equipe de repórteres e fotógrafos é o respeito pela fonte, sem privilegiar tendências ideológicas. Respeito a que não teve direito na noite de quinta-feira, quando cobria a Grande Mobilização 45, em favor da candidata tucana Yeda Crusius, na Igreja Pompeia, em Porto Alegre.

Um dos militantes, o médico e ex-deputado estadual Mário Bernd, do PPS, decidiu, em seu discurso, apontar a metralhadora verbal para a equipe do Sul21, acusando-a de pertencer a um partido adversário. Com suas frases inflamadas, Bernd incitou seguranças e partidários, que tentaram amendrontar os profissionais enquanto outros colocavam adesivos da coligação Confirma Rio Grande no repórter e no fotógrafo, sem ouvir o que eles diziam: “Somos jornalistas. Não pertencemos a nenhum partido”. Outros, preferiram fazer ameaças aos profissionais, que passaram a ser fotografados pela assessoria da candidata.

Estes métodos não condizem com o regime democrático em que vivemos, nem com a postura adotada pelo Sul21, que repudia qualquer atitude deste gênero. Lamentamos o que ocorreu na mobilização pela candidatura à reeleição da governadora Yeda Crusius. O trabalho de cobertura das campanhas eleitorais, seja de que partidos for, continuará a ser feito pelo Sul21 com responsabilidade e obediência aos princípios e compromissos, assumidos quando do seu lançamento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora