Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
5 de novembro de 2012
|
17:17

UBES emite nota de repúdio a monitoramento eletrônico em escola do DF

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) emitiu nesta segunda-feira (5) uma nota de repúdio ao sistema de monitoria através de chips testado desde o dia 22 de outubro no Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia, no Distrito Federal.

O monitoramento de uma turma de 42 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio se dá através de um chip eletrônico colocado no uniforme dos alunos. O dispositivo envia mensagem de texto aos celulares dos pais do estudante quando este chega e sai da escola. O sistema foi considerado “mais invasivo que uma câmara de segurança” pelos dirigentes da UBES.

Leia mais:
Escola pública do Distrito Federal testa chip para monitorar alunos

“Este é um atentado que fere diretamente os princípios democráticos da escola brasileira que tanto lutamos para construir, que ao invés de repensar novas maneiras de estabelecer uma relação saudável do ambiente escolar com o estudante, o coage em uma falha tentativa de mantê-lo forçado na sala de aula”, afirmam os assinantes da nota.

Para a UBES, o sistema é uma “tentativa de transferir a responsabilidade do governo ao estudante e seu responsável” e não resolve o problema da falta de estrutura e qualidade na educação brasileira.

Confira a nota completa aqui.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora