Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
6 de novembro de 2012
|
17:14

Comissão da Verdade cria grupo para investigar papel das igrejas na ditadura

Por
Sul 21
[email protected]
Protesto em São Paulo contra ex-militares e policiais acusados de tortura e homicídios durante a ditadura militar
A Comissão da Verdade focará tanto nos agentes religiosos que apoiaram a repressão quanto nos que resistiram | Foto: Marcelo Camargo/ABr

Da Rede Brasil Atual

O grupo de trabalho da Comissão Nacional da Verdade criado para investigar o papel das igrejas cristãs – católicas e evangélicas- no período da ditadura (1964-85) fará na quinta-feira (8) sua primeira reunião. O foco da investigação é relativo tanto à resistência de religiosos ao regime quanto à colaboração de outras à repressão.

O grupo será coordenado pelo professor Paulo Sérgio Pinheiro, membro da Comissão, que será assessorado por teólogos, historiadores e sociólogos convidados. O encontro de quinta-feira será no gabinete da Presidência da República em São Paulo.

Grande parte da igreja católica apoiou o golpe de 1964, que instaurou a ditadura no Brasil, muito fundamentada na ideia de frear os movimentos de esquerda que ganhavam mais espaço no país e a chamada desordem social que os militares afirmavam ameaçar a sociedade. Porém, as violações dos direitos humanos, a censura à imprensa e o ataque às instituições democráticas no geral fizeram com que parte da igreja adotasse posições mais progressistas e até de resistência ao regime.

Nomes como dom Paulo Evaristo Arns, Frei Betto e Frei Tito – este torturado por agentes de Estado em 1970 – são alguns daqueles que figuraram na luta pelos direitos humanos no período autoritário.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora