Noticias|Últimas Notícias>Política
|
18 de outubro de 2012
|
18:36

Dirigentes do PSOL emitem nota de repúdio a aliança em Macapá

Por
Sul 21
[email protected]
PSOL
De acordo com o presidente nacional do PSOL, Ivan Valente, a decisão de formar aliança com o candidato do DEM não contou com o conhecimento da direção do partido | Foto: Divulgação/PSOL

Da Redação

Dirigentes nacionais do PSOL lançaram na terça-feira (16) uma nota expondo seu desacordo com as alianças feitas entre o candidato do PSOL à prefeitura de Macapá, Clécio Luís, e o deputado federal Davi Alcolumbre (DEM) no segundo turno das eleições. Publicada no site oficial de Luciana Genro (PSOL) nesta quinta-feira (18), a nota celebra a “vitória política indiscutível” do partido em 2012, reiterando a eleição de um prefeito em Itaocara, RJ, a chegada ao segundo turno em duas capitais – Belém e Macapá – o aumento expressivo da bancada de vereadores. Os dirigentes se declaram “surpreendidos” pela declaração de apoio do candidato do DEM à prefeitura de Macapá, da coligação “Macapá Melhor” (DEM-PTB-PSDB-PRP), ao candidato do PSOL.

O texto reproduz informações divulgadas na imprensa do município – e posteriormente confirmados por Clécio Luís – de que as propostas do candidato do DEM teriam sido incorporadas ao plano de governo da candidatura do PSOL. Os dirigentes afirmam na nota que “o PSOL de todo o país (…) não merece uma agressão como esta que está sendo feita contra ele.”

“É evidente que a candidatura a prefeito de um deputado federal do DEM, apoiada por DEM, PTB e PSDB, só pode ser uma candidatura de direita, da qual não devemos buscar o apoio, e com a qual, muito menos, podemos fazer qualquer aliança programática”, escreveram os membros do PSOL.

Dentre os 34 nomes que assinaram a carta estão a vereadora de Porto Alegre Fernanda Melchionna, o candidato à prefeitura de Porto Alegre Roberto Robaina, e o prefeito eleito de Itaocara-RJ, Gelsimar Gonzaga. Em nota, os membros do partido pediram que o presidente do PSOL, Ivan Valente, se pronuncie sobre o assunto e informaram que, caso a Executiva Nacional não seja convocada para deliberar, “os signatários desta nota utilizarão os meios estatuários para garantir a defesa do partido”.

Presidente nacional do PSOL se manifestou no Twitter

O presidente nacional do PSOL, Ivan Valente, escreveu em seu Twitter oficial, nesta quarta-feira (17), que a decisão de formar aliança com o candidato do DEM “não contou com o conhecimento ou anuência da Direção Nacional do PSOL” e que a direção não guarda identidade, política ou programática, com o DEM, o PSDB e/ou o PTB.

Valente lembrou que o candidato Clécio declarou que o apoio “não implica em qualquer rebaixamento programático, aliança eleitoral ou composição de governo”. O presidente do partido anunciou ainda que a Direção Nacional do PSOL ferá um balanço de todo o processo eleitoral.

Confira aqui a carta completa dos dirigentes do PSOL.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora