Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
3 de outubro de 2012
|
21:15

Comediante Danilo Gentili se envolve em suposto caso de racismo

Por
Sul 21
[email protected]
Gentili enviou mensagem ofensiva de cunho racial para usuário de Twitter | Foto: Wikimeadia Commons

Da Redação

O comediante Danilo Gentili, apresentador do programa Agora É Tarde, da Rede Bandeirantes, envolveu-se mais uma vez em um escândalo relacionado ao crime de racismo. Em uma discussão na rede social Twitter, o humorista enviou uma mensagem pública para Thiago Ribeiro perguntando “quantas bananas você quer pra deixar essa história pra lá?”.

Ribeiro é negro e encaminhou uma denúncia do crime de racismo ao Ministério Público de São Paulo e à Polícia Federal ontem (2), conforme afirmou em seu perfil no Facebook. Ele informou também que, nesta quarta-feira (3), foi relatar o ocorrido à Secretaria da Justiça e da Cidadania e à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, onde fez uma carta denúncia e mostrou print screens da mensagem de Gentili.

Ribeiro escreveu ainda que amanhã, quinta-feira (5), irá até a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. De acordo com ele, a Comissão deverá chamar o humorista para explicar o ocorrido.

Fãs do humorista iniciaram ataque em massa no Twitter

Depois do comentário de Gentili, Ribeiro enviou outra mensagem ao comediante pedindo o e-mail da Rede Bandeirantes, para enviar uma cópia da denúncia feita no Ministério Público. Após essa mensagem, inúmeros fãs do humorista enviaram mensagens de ódio, muitas vezes de cunho racial, para Ribeiro.

Ele organizou um álbum em seu perfil no Facebook com as imagens de alguns dos tuítes enviados. Dentre eles, estão mensagens como “chicotadas nele, por favor” e “ele nem é tão negro, sabe fazer um Twitter”. Na descrição do álbum, Ribeiro escreveu: “este incidente serve para alguns de vocês repensarem se realmente o racismo no Brasil não existe. E, principalmente, repensarem se no humor, tudo é válido”.

Gentili já se envolveu em outras polêmicas envolvendo racismo e anti-semitismo

Este não é o primeiro escândalo envolvendo discursos de ódio que o humorista da Bandeirantes se envolve. Em 2009, Gentili postou uma frase no Twitter que desencadeou uma investigação pelo crime da racismo por parte do Ministério Público paulista: “King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?”.

À época, Gentili defendeu-se na mesma rede social dizendo que a piada não fazia referência à cor. Em entrevista à Folha de São Paulo, ele afirmou estar disposto a pedir desculpas para quem se sentiu ofendido com a piada.

Em 2011, o humorista envolveu-se em um caso de anti-semitismo. Em um comentário sobre a relutância dos moradores do bairro paulista Higienópolis, à construção de uma linha de metrô Gentili ofendeu a população judaica da região. “Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que eles chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz”, escreveu ele no Twitter. Após críticas, o comediante apagou o comentário e pediu desculpas à comunidade judaica.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora