Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
22 de outubro de 2012
|
17:57

Band e Datena terão que pagar R$100 mil por danos morais

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

O apresentador José Luiz Datena e a Band terão de pagar R$ 100 mil de indenização por danos morais a Manoel Marques Pereira. O apresentador teria condenado Manoel publicamente no programa Brasil Urgente, ao chamá-lo de “estuprador” durante uma edição de 2003. De acordo com o depoimento de testemunhas, durante o programa, o apresentador ainda se referiu a Manoel como “vagabundo”, “canalha” e “tarado”.

A Justiça de São Paulo concluiu que a emissora “pecou pela vontade de ‘cativar’ os telespectadores pela gravidade dos fatos em apuração, sem respeito à figura do autor”, informou uma reportagem do UOL. Os desembargadores afirmaram que houve o excesso de adjetivos indevidos, sensacionalismo e falta de respeito com a família do suspeito.

Preso naquele ano após uma denúncia anônima, Manoel foi acusado de ser o “tarado do capacete”, homem que estuprava mulheres nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul. O criminoso recebeu esta alcunha por manter o capacete na cabeça enquanto violava sua vítimas. A defesa de Manoel informa que ele foi inocentado 92 dias após sua prisão pela continuidade dos crimes e o não reconhecimento do suspeito como o estuprador. Com a repercussão do caso, Manoel teve danos psicológicos e sua filha precisou trocar de colégio por sofrer bullying.

Durante o processo, a Band alegou que não possuía mais a gravação do programa porque só as guardava por três meses, conforme a lei. E que, “se houve reportagem, esta baseou-se em fatos verdadeiros”. Já Datena afirmou que não se lembrava do caso e não teria ofendido Manoel.

A sentença proferida pelos desembargadores condena a emissora e o apresentador a arcarem com a indenização. Cabe recurso.

Com informações do Comunique-se


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora