Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
3 de setembro de 2012
|
19:16

Milhares de mulheres acusadas de bruxaria vivem em campos isolados em Gana

Por
Sul 21
[email protected]
Atualmente, existem seis campos de bruxas espalhados por Gana, com até mil mulheres em cada um deles | Foto: Wikimedia Commons

Da BBC Brasil
Reportagem de Katie Whitaker

Em Gana e em outros países africanos, quando desastres atingem vilarejos, a busca por explicações acaba, muitas vezes, acusando um grupo de mulheres excêntricas ou extrovertidas – e muitas vezes idosas – chamadas de bruxas.

Essas acusações, normalmente, terminam com a expulsão da pessoa que consideram culpada. Atualmente, existem seis campos de bruxas espalhados por Gana, com até mil mulheres em cada um deles.

Nesses locais, mulheres exiladas de seus povoados podem viver sem medo de espancamentos, tortura ou linchamento.

Mas para poderem se instalar nesses locais, antes elas precisam ser inocentadas ou devem passar por um ritual de purificação.

No campo de Kukuo, por exemplo, recém-chegadas precisam primeiro comprar uma galinha de cores fortes como oferenda ao religioso chefe. O velho então corta a galinha da ave. Se ela cair de costa é sinal de que a “bruxa” é inocente e está pronta para ser purificada com água benta.

Caso contrário, a “bruxa” precisa beber uma poção purificadora feita com sangue de galinha, crânio de macados e terra. Mas, para o exorcismo funcionar, a mulher não pode ficar doente nos próximos sete dias. Se ficar, tem de tomar a poção mais uma vez.

Embora a tradição dos campos de bruxas aparentemente seja exclusiva de Gana, o costume de encontrar no suposto uso de magia negra a causa para desastres é ainda comum em várias partes da África.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora