Notícias
|
13 de setembro de 2012
|
13:04

Luiz Coronel é eleito o patrono da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Coronel logo após a eleição, perguntando sobre que tipo de sapato deveria utilizar para caminhar na Feira | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Milton Ribeiro *

— O destino de vocês está em minhas mãos — disse a escritora, professora e patrona Jane Tutikian aos dez candidatos antes de abrir o envelope com o nome do eleito.

E Luiz Coronel foi eleito como patrono da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre. O anúncio foi feito nesta manhã, em evento para a imprensa e formadores de opinião, realizado no Moeda Bar do Santander Cultural. O critério da escolha consideram a extensão e relevância da obra e a representatividade do autor no meio intelectual e na sociedade.

Já ex-patrona, Jane ouviu Luiz Coronel citar Drummond e afirmar que “o elo fundamental que aproxima as pessoas da Feira do Livro de Porto Alegre deve ser o amor pela palavra, espinha dorsal da consciência”.

A expetativa dos patronáveis antes do anúncio | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Também concorriam Airton Ortiz, Aldyr Garcia Schlee, Celso Gutfreind, Celso Sisto, Cíntia Moscovich, Cláudio Moreno, David Coimbra, Dilan Camargo e Fabrício Carpinejar. Para concorrer ao título, o autor tem que ser gaúcho ou radicado no RS há pelo menos cinco anos, não ter sido patrono antes e estar vivo.

O processo de escolha dos candidatos iniciou há cerca de dois meses, quando os associados da Câmara Riograndense de Livro indicaram cinco nomes. Em um segundo momento votaram ex-patronos e representantes de entidades culturais do Estado, reitores de universidades e diretores de faculdades.

Tutiakian abre o envelope. A sorte estava lançada. | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

A eleição do patrono ainda teve uma inovação este ano. O público pôde votar em urnas espalhadas pelas livrarias de Porto Alegre até o dia 9 de setembro, em uma ação montada pela agência DCS que pretendia aproximar o público da Feira.

A Feira do Livro de Porto Alegre acontece de 26 de outubro até 11 de novembro na Praça da Alfândega, na capital.

Sobre o novo patrono

Luiz Coronel tem 74 anos, é natural de Bagé e reside atualmente na capital gaúcha. Além de escritor é compositor. É formado em Direito, mas trabalha em publicidade.

No âmbito da literatura, já recebeu diversos prêmios nacionais, além do México e Espanha. Coronel já tinha sido indicado a patrono no ano passado, quando Tutikian foi eleita.

* Com Júlia Lang


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora