Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
29 de agosto de 2012
|
20:06

Livro de agente dos EUA contesta versão oficial para morte de Bin Laden

Por
Sul 21
[email protected]
Reprodução
Segundo livro escrito sob pseudônimo, Bin Laden teria sido morto com tiro na cabeça, sem aviso e desarmado | Foto: Reprodução / US Govt.

Da Redação

Um integrante da Navy SEAL, a principal força de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos escreveu um livro dando uma versão diferente da oficial sobre como teria acontecido a morte de Osama Bin Laden.

A versão original narra que um confronto armado teria levado à morte do líder da Al Qaeda. Já o livro do militar, que assina sob o pseudônimo de Mark Owen, afirma que Bin Laden teria sido baleado na cabeça quando saiu de trás de uma porta para observar o que acontecia na casa. No livro “No Easy Day” – ainda sem tradução em português e que deve ser publicado no dia 4 de setembro – consta ainda que o saudita estava desarmado quando a Navy SEAL o encontrou em seu esconderijo no Paquistão.

Um dia após a divulgação da morte de Bin Laden e da alegação de combate, a Casa Branca refez sua versão, dizendo que o saudita, embora desarmado, havia resistido à prisão. O porta-voz do Conselho Nacional de Segurança estadunidese, Tommy Vietor, não quis tecer comentários sobre o livro.

O porta-voz do Comando de Operações Especiais do Pentágono, coronel Tim Nye, disse que ele e outros oficiais do Departamento de Defesa receberam semana passada da editora cópias do livro. Os oficiais se disseram surpreso pelo livro, que passa agora por análise das agências do governo para evitar o vazamento de segredos e avaliar a necessidade de medidas contra o autor.

Duas fontes familiares aos informes oficiais do governo dos Estados unidos sobre Bin Laden disseram não estarem surpresos pelo surgimento de divergências entre as versões oficiais e a do livro.

Com informações da Reuters


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora