Notícias
|
4 de agosto de 2012
|
12:00

Exposição divulga o Maçambique de Osório em outdoors

Por
Sul 21
[email protected]
reicongo
Rei Congo e Rainha Ginga, dois protagonistas do Maçambique de Osório, estão registrados nos outdoors | Foto: Lucas Luz

Felipe Prestes

Pesquisador de manifestações populares, Lucas Luz acompanha há dez anos o Maçambique de Osório, congada do litoral norte gaúcho que une tradições vindas da África com a devoção a Nossa Senhora do Rosário. Boa parte do material que ele já coletou sobre a festa popular, que ocorre sempre no mês de outubro, está documentada no site Buscando a Coroa. Neste mês de agosto, Luz está inovando ao expor fotografias que fez do Maçambique de Osório em outdoors nas ruas de Porto Alegre e em duas rodovias que contornam a cidade litorânea (a Estrada do Mar e a RS-030).

O objetivo é claro: tirar o véu que cobre as manifestações tradicionais negras no Rio Grande do Sul. “Sempre tentei mostrar para a população as realizações do grupo. Mostrar que existe outra cultura no Rio Grande do Sul, não apenas a que ficou notória”, destaca Lucas Luz.

O proprietário da FÉsta Produções e Pesquisas em Culturas Populares e Tradicionais conta que nos anos 1940 o musicólogo Luiz Heitor foi destacado para documentar manifestações culturais tradicionais do Rio Grande do Sul, mas foi orientado que não era necessário documentar as tradições negras. “De lá para cá, o tradicionalismo cresceu ainda mais, talvez por ser mais apreciável em um estado de maioria branca, e apareceram ainda menos as manifestações negras. Por outro lado, o Rio Grande do Sul é o estado com mais praticantes de religiões afro-brasileiras e com vários ícones negros. Isto tem que ser mostrado”, defende Luz.

A inspiração para expor as fotografias em outdoors partiu de fotógrafas que realizam intervenções urbanas. “Mas não eram outdoors. Não tenho conhecimento de que tenha havido outra exposição fotográfica com outdoors”, afirma o pesquisador. Ele conta que a ideia tem repercutido. Artistas ou produtores de várias partes do Brasil têm ligado para ele, perguntando se podem realizar exposições em outdoor, e prefeituras de outras cidades gaúchas têm manifestado interesse em levar a exposição sobre o Maçambique.

O tambor do Maçambique nas ruas de Porto Alegre | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Para conseguir realizar o projeto, Lucas foi um dos contemplados pelo Prêmio Nacional de Expressões Afro-Brasileiras, da Fundação Cultural Palmares. As peças serão expostas, ao todo, em quinze locais. Desde o dia 30 de julho, já estão em nove lugares diferentes de Porto Alegre (confira abaixo a lista completa), onde ficam até, pelo menos, o dia 12 de agosto. Em Osório, devem ficar expostas seis peças entre os dias 13 e 26 de agosto. Um dos outdoors de Porto Alegre, na esquina entre Loureiro da Silva e José do Patrocínio, deve permanecer até o final da exposição. As fotos também podem ser conferidas no site http://www.oqueruataocomprida.com.br.

Nos registros, feitos nos festejos do ano passado, aparecem protagonistas da festa como o Rei Congo e a Rainha Ginga; e os tamboreiros. As fotos também revelam que a Associação Cultural e Religiosa Maçambique de Osório vem conseguindo fazer com que a tradição mantenha-se viva, com a participação de muitas crianças. “Ficou muito parado, mas nos últimos 20, 30 anos todo o mês de outubro eles estão mostrando sua féem Nossa Senhorado Rosário. Eles dizem que enquanto tiverem fé nela, a festa vai continuar”, conta Lucas.

Locais de exposição dos outdoors:

30/7 a 12/8 (Porto Alegre)

– Av. Loureiro da Silva esq. Av José do Patrocínio

– Av. Loureiro da Silva esq. Rua Sarmento Leite

– Av. Borges de Medeiros junto a Praça Itália (Zona Sul)

– Av Cristiano Fischer, ao lado do Clube Farrapos

– Av. Assis Brasil, prox. Trevo Free-Way

– Rodovia Mal Osório (Free-Way) prox. descida BR 116(Canoas)

– Av. Severo Dullius, frente Aeroporto Internacional Salgado Filho

– Av. Severo Dullius, frente Aeroporto Internacional Salgado Filho

– Av. Siqueira Campos, esq. Gal. Bento Martins

 13/8 a 26/8 (Osório)

– Estrada do Mar km 01

– RS-030, Osório Tramandaí – Freeway

– Acesso RS 030, Freeway. Lado Maquiné

– Estrada do Mar Km 01, próx Posto Ipiranga

– Acesso à RS-030, Osório

– RS-030, alça Estrada do Mar


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora