Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
7 de agosto de 2012
|
22:44

Casarão dos Lutzenberger será reaberto ao público na quarta-feira

Por
Sul 21
[email protected]
Casarão dos Lutzenberger será reaberto ao público na quarta-feira
Casarão dos Lutzenberger será reaberto ao público na quarta-feira
Casarão fica na Jacinto Gomes, bairro Santana, e estava fechado há dez anos | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Da Redação

O casarão dos Lutzenberger, localizado na rua Jacinto Gomes, bairro Santana, será tombado pela Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Epahc) e reaberto ao público em uma cerimônia no local nesta quarta-feira (8). O prédio de 80 anos construído pelo arquiteto e artista plástico alemão Joseph Lutzenberger, pai do ambientalista José Antônio Lutzenberger, ficou fechada para o público por dez anos. Agora, a casa reabre restaurada e adaptada pelo arquiteto Flávio Kiefer e servirá de sede à empresa Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico, pertencente às netas do criador da casa, Lilly e Lara.

Leia mais:
– Casa de Lutzenberger ganha novo aproveitamento

Os belos prédios do Palácio do Comércio, a Igreja São José e o Pão dos Pobres, são alguns dos legados de Joseph Lutzenberger para Porto Alegre. Já a casa que desenhou para servir de moradia a sua família ganha mais uma utilidade: suas paredes ganharão algumas das aquarelas do artista.

Criador da Fundação Gaia, ONG dedicada ao desenvolvimento sustentável, Lutz foi um dos pioneiros do movimento ecológico no Brasil. Criticou ferrenhamente a poluição causada por empresas como a Borregaard de Guaíba (hoje Aracruz Celulose) e recebeu em 1989 o prêmio The Right Livehood Award, conhecido como o “Nobel Alternativo”.

Com informações do site Nonada


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora