Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
31 de agosto de 2012
|
21:37

Autor de livro sobre morte de Bin Laden nega ter vazado informações confidenciais

Por
Sul 21
[email protected]
Insígnia da Navy SEAL | Foto: Divulgação

Da Redação

Um dia após ameaças de processo contra o ex-integrante da Navy SEAL por um livro não autorizado sobre o comando do ataque responsável pela morte de Osama Bin Laden, oficiais estadunidenses debatem quanto à existência de argumentos suficientes para tanto.

O advogado de Matt Bisonnette (nome oficial do autor de “No Easy Day”) alegou que o militar considerou “com seriedade” todas suas obrigações de proteger os segredos do governo e garantiu não haver vazado nenhum deles no livro.

Nessa quinta-feira (30) o advogado chefe do Departamento de Defesa enviou um comunicado ao autor e sua editora, Penguin Putnam, uma carta alertando-os que o livro publicado viola o termo de sigilo assinado por Bisonnette enquanto era um SEAL, e que a publicação poderia resultar ações legais. Robert Luskin, o representante local do autor, contestou a alegação dizendo que o termo “sugere, mas de forma alguma obriga o Sr. Owen (nome de pena de Bisonnette) a submeter seu material para uma revisão antes de ser publicado”.

Já nesta sexta-feira (31), Oficiais da Defesa e da Inteligência dos Estados Unidos familiares às deliberações governamentais sobre o livro, admitiram que os aspectos legais e factuais que envolvem o conteúdo do livro são complexos. Consequentemente, disseram eles, ainda não está certo que o governo tomará medidas contra o autor ou a editora.

Com informações da Reuters


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora