Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
3 de julho de 2012
|
18:26

Polícia francesa faz busca em casa do ex-presidente Nicolas Sarkozy

Por
Sul 21
[email protected]
Sarkozy é investigado por suposto financiamento ilícito em sua campanha eleitoral de 2007 | Foto: Wikimedia Commons

Da Redação

Agentes da polícia fizeram buscas na casa e nos escritórios do ex-presidente da França Nicolas Sarkozy, segundo informaram autoridades locais nesta terça-feira (3). De acordo com o jornal “Le Monde”, o juiz Jean-Michel Gentil e outros investigadores da área de crimes financeiros realizaram as buscas.

As operações foram feitas em função das investigações sobre o financiamento ilícito da campanha presidencial de Sarkozy em 2007, envolvendo a herdeira multimilionária Lilliane Bettencourt, da gigante do setor de cosméticos L’Oreal.

Os investigadores apuram se recursos vindos de contas em bancos suíços foram usados para financiar ilicitamente a campanha. O ex-gestor da fortuna de Bettencourt, Patrice de Maistre, teria realizado saques em dinheiro de ao menos € 800 mil (cerca de US$ 1 milhão) nos meses anteriores à vitória de Sarkozy.

De Maistre tinha relações com o tesoureiro do partido UMP (União por um Movimento Popular), da qual Sarkozy era integrante, o ex-ministro do Trabalho Eric Woerth.
Problemas legais em potencial ameaçam Sarkozy desde que ele deixou a Presidência, após ser derrotado pelo socialista François Hollande nas eleições de maio deste ano. Ele perdeu sua imunidade judicial em 15 de junho, mas nega ter cometido qualquer crime.

Com informações de Agências de Notícias


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora