Notícias
|
18 de julho de 2012
|
18:54

Ana Amélia se licencia do PP de Porto Alegre para apoiar Manuela

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte 

Manuela D´Ávila e Ana Amélia Lemos posam para fotógrafos na Federasul | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Os assessores de imprensa bem que tentaram evitar a foto da senadora Ana Amélia Lemos (PP) ao lado da candidata Manuela D´Ávila (PCdoB), adversária do atual prefeito de Porto Alegre José Fortunati (PDT), apoiado oficialmente pelo Partido Progressista. O ponto alto do registro ao lado da senadora progressista seria no começo da noite, com a inauguração do comitê suprapartidário pró-Manuela. Porém, após coletiva de imprensa na Federasul, onde Ana Amélia palestrou aos empresários nesta quarta-feira (18), as parlamentares trocaram cumprimentos sem se esconder dos fotógrafos de plantão.

Ainda que não seja a imagem do esperado abraço entre a senadora progressista e a deputada federal comunista, não faltarão oportunidades para a imprensa registrar Ana Amélia como cabo eleitoral de Manuela. Nesta quarta-feira (18), a senadora comunicou que está se licenciando por quatro meses do diretório do PP em Porto Alegre, no qual é filiada, para puxar votos para Manuela. “É o período da campanha eleitoral. Temos a posição do partido, mas farei o que minha consciência de cidadã me diz que é o certo”, disse, preferindo não tecer críticas à gestão de Fortunati.

O presidente do PCdoB, Adalberto Frasson estava eufórico ao assistir a cena do assédio dos fotógrafos em cima das duas personagens femininas do Congresso Nacional. “A imagem dela (Ana Amélia) e a sua representatividade política reforçam a nossa candidatura”, avaliou.

Para a senadora, a opinião pública já aceitou a ideia da união de partidos antagônicos. “Todos sabem que eu decidi apoiar a Manuela. Farei tudo que a legislação permitir para trabalhar por ela. Vou usar as redes sociais, lançar o comitê e participar de alguns comícios. Gostaria que a minha atuação fosse ainda maior”, disse sobre a impossibilidade de somar-se a Manuela na propaganda eleitoral de rádio e televisão.

Senadora não teme expulsão

Relações locais ficam acima de siglas em eleições municipais, diz Ana Amélia | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

A senadora entende o risco da atitude dissidente a decisão do diretório, mas afirma estar agindo em conformidade com a Constituição Federal. “A disciplina partidária não pode ficar acima da minha consciência como cidadã, a minha liberdade individual intrínseca”, argumentou. Ana Amélia garantiu que irá pedir voto para Manuela nos vários grupos de Porto Alegre que a apoiaram na eleição ao Senado.

Sobre críticas de divergências ideológicas entre as siglas, Ana Amélia adiantou que na disputa municipal o que prevalece são as relações locais. “Nesta eleição teremos o PT como o segundo partido em que mais fizemos alianças. Primeiro vem o PMDB com 35 coligações e depois o PT com 30 em que estamos aliados. Na última eleição eles eram o quarto partido das nossas alianças. Às vezes, são partidos antagônicos, mas os líderes dos partidos são próximos”, explicou.

Ana Amélia pretende aproveitar licença também para trabalhar por candidatos do PP no interior do Rio Grande do Sul | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Além de militar por Manuela D’Ávila, o licenciamento de Ana Amélia também atende a outras candidaturas. Só em agosto ela cumpre agenda em 44 municípios, para apoiar os candidatos ou coligações do PP no estado. O Partido Progressista tem 255 candidaturas onde encabeça as chapas, 225 em que está como vice e 114 candidaturas próprias. A intenção é dobrar o número atual de 146 prefeituras com gestão progressista. Ana Amélia brincou que gostaria de ser mais que a cereja do bolo na eleição. “Queria ser o bolo todo”, satirizou. Na hora de falar sério, não admitiu interesses em trabalhar pela sua futura candidatura ao governo do estado.  “Não falo sobre esta matéria”, resumiu-se a dizer.

A senadora progressista abriu caminho para um grupo de progressistas também se manifestarem pró- Manuela D´Ávila. A organização do comitê suprapartidário da campanha da comunista, por exemplo, foi feita pelo deputado estadual Mano Changes. A casa na Rua Barros Cassal, no Centro de Porto Alegre, que será inaugurada nesta quarta-feira foi doada pelo deputado.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora