Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
4 de julho de 2012
|
22:23

ADUFRGS realizará na quinta-feira nova consulta aos filiados sobre greve

Por
Sul 21
[email protected]
Consulta eletrônica será avaliada pela ADUFRGS em assembleia na próxima terça (10) | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Felipe Prestes
Atualizado às 19h33

A ADUFRGS vai realizar nesta quinta-feira (5) e sexta (6) nova consulta eletrônica com seus filiados. O sindicato, que representa docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e institutos federais de ensino técnico da Capital, perguntará se seus filiados são contra ou a favor de deflagrar greve. O resultado da consulta eletrônica será avaliado posteriormente em assembleia geral convocada para a próxima terça (10), às 12h, no Campus do Vale.

A ADUFRGS é o sindicato de maior representatividade na UFRGS. Entre os dias 19 e 21 de junho, a entidade já realizara consulta, perguntando se os filiados eram a favor da greve ou preferiam esperar até o dia 2 de julho, data que o próprio Governo Federal havia fixado para apresentar proposta quanto à pauta de reivindicações da categoria. Na ocasião, 911 docentes foram a favor de aguardar, contra 227 pela greve.

O dia 2 de julho passou e o Governo não apresentou proposta. Na noite daquele dia, a ADUFRGS reuniu seu Conselho de Representantes (CR), formado por professores de todos os departamentos das instituições. “O CR manifestou que era momento de greve”, conta a diretora do sindicato, Maria Luiza Ambros Von Holleben. Segundo a dirigente, o clima era de “desilusão” e “decepção” entre os professores.

A ADUFRGS faz parte da federação de sindicatos PROIFES que conta com oito entidades sindicais de instituições federais de ensino superior. Destas, apenas a ADUFRGS e os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ainda não aderiram à greve.

Na UFRGS, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) já decidiu pela greve. O comando de greve calcula que 20% dos professores da universidade teriam parado.

ANDES promove caminhada e assembleia na quinta-feira

O ANDES, por sua vez, promoverá nesta quinta-feira (5) uma caminhada pelo centro de Porto Alegre, como forma de mobilização para a greve deflagrada pelo sindicato. A concentração ocorre na reitoria da UFRGS, às 13h, e deve se encerrar em torno das 17h, quando será realizada uma assembleia, onde se discutirá a possibilidade de retenção de conceitos para forçar o governo federal a tomar uma posição sobre a greve.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora