Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
25 de junho de 2012
|
22:12

Professores da UFRGS decidem entrar em greve por tempo indeterminado

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação
Atualizado às 20h53

Parte dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) decidiu nesta segunda-feira (25) aderir à greve nacional da categoria. Em assembleia convocada pelo núcleo gaúcho do Sindicato Nacional Dos Docentes Das Instituições De Ensino Superior (ANDES-SN) e realizada no auditório da Faculdade de Economia, os professores votaram pela greve imediata por tempo indeterminado. A greve foi aprovada pela maioria dos presentes, com 6 votos contrários e 15 abstenções. A greve inicia na próxima sexta-feira (29).

O ANDES tem como filiados cerca de 200 dos 1,5 mil docentes da UFRGS e não há definição sobre quantos dos professores não sindicalizados irão aderir à greve. A ADUFRGS, que representa os docentes de instituições federais de ensino em Porto Alegre, ainda não anunciou adesão à greve e tem assembleia marcada para o próximo dia 02.

As principais reivindicações dos grevistas são incorporação das gratificações ao vencimento salarial básico; plano de carreira de 13 níveis; piso salarial de R$ 2.329,95 para jornada de trabalho de 20hs semanais, com recomposição calculada pelo DIEESE; e recomposição salarial emergencial de 22,08%, referentes a perdas acumuladas desde 2010.

Os docentes da UFRGS ligados ao ANDES se juntam a Unipampa, FURG e UFSM no grupo de universidades gaúchas que aderem ao movimento nacional de greve dos docentes de instituições federais de ensino. A greve nacional completou um mês no último dia 17 de junho, com mais de 50 universidades aderindo à paralisação. Por sua vez, os servidores federais das universidades de Porto Alegre completam a segunda semana de paralisação.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora