Noticias|Últimas Notícias>Política
|
7 de maio de 2012
|
17:09

Prefeitura de Porto Alegre inaugura primeiro trecho de ciclovia na Ipiranga

Por
Sul 21
[email protected]
Prefeitura de Porto Alegre inaugura primeiro trecho de ciclovia na Ipiranga
Prefeitura de Porto Alegre inaugura primeiro trecho de ciclovia na Ipiranga
Cristine Rochol/PMPA
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Da Redação

O primeiro trecho da ciclovia na avenida Ipiranga, em Porto Alegre, foi inaugurado nesta segunda-feira (7) pelo prefeito José Fortunati. O trecho, de 416 metros, liga a avenida Erico Verissimo e a Azenha. Trata-se, no entanto, de um trecho ainda inicial da obra, que tem previsão de 9,4 quilômetros quando concluída, unindo a Edvaldo Pereira Paiva e a Antônio de Carvalho.

Além da ciclovia da Ipiranga, a prefeitura dá por concluídas as obras na ciclofaixa da avenida Icaraí, no bairro Cristal, com 1,7 quilômetros de extensão. A faixa, de 1,5 metros de largura, tem inauguração prevista para quinta-feira (10). A ciclovia da Restinga, também em obras, tem previsão de conclusão ainda no primeiro semestre deste ano.

O trecho inaugurado conta com piso asfaltado pintado de vermelho e protegido por guarda corpos de material reciclável, com capacidade de absorver impacto em caso de queda. O projeto prevê a integração do trecho com as ciclovias da Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique e Diário de Notícias, o que resultaria em 17,4 quilômetros de ciclovias integradas. A conclusão da ciclovia da Ipiranga ocorrerá ainda este ano, segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capelari.

“Esta etapa é um marco no projeto de estimular o uso da bicicleta como transporte e melhorar a mobilidade urbana. Estamos entregando para a cidade um equipamento seguro e integrado ao meio ambiente, que será modelo para as demais ciclovias da cidade e parâmetro para projetos no país”, disse Fortunati durante a inauguração. De bicicleta e capacete de segurança, o prefeito testou o trecho inicial da ciclovia, que terá a manutenção mantida pelo Grupo Zaffari e pelo Shopping Praia de Belas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora