Notícias
|
31 de maio de 2012
|
23:44

O cenário eleitoral em Novo Hamburgo hoje

Por
Sul 21
[email protected]

Benedito Tadeu César*, com Ramiro Crochemore Castro

Tarcisio Zimmermann (PT), o atual prefeito municipal, é o único pré-candidato já definido em Novo Hamburgo. Todas as demais possíveis candidaturas, bem como as alianças que poderão apoiá-las, ainda estão sendo avaliadas pelos diferentes partidos. A próxima semana promete ser de intensas negociações políticas e, possivelmente, de inicio de definições entre as forças oposicionistas no município.

Detentor do 7º maior PIB e da 8ª maior população do estado do Rio Grande do Sul, Novo Hamburgo tem suas eleições definidas em apenas um turno eleitoral, já que ainda não atingiu o mínimo de 200 mil eleitores necessário para a implantação dos dois turnos eleitorais. Em decorrência deste fato, tal como ocorreu na eleição de 2008, a tendência é que os partidos mais fortes no município se agrupem, formando amplas coligações eleitorais que visem diminuir a dispersão de votos e busquem aumentar as chances de vitória de seus candidatos.

Tendo contado com cinco candidatos à Prefeitura Municipal em 1992, com quatro em 1996, com cinco em 2000 e com seis em 2004, as eleições em Novo Hamburgo foram disputadas por apenas três candidatos em 2008 e, ao que tudo indica, serão novamente apenas três os concorrentes dos maiores partidos a se enfrentar nas eleições deste ano. Além do PT, tendem a lançar candidatos encabeçando chapas apenas o PMDB e o PSDB.

Operando com outra lógica, pois buscam divulgar suas propostas e se firmar como alternativas de médio e longo prazo, ao menos dois outros pequenos partidos estão definindo seus candidatos e farão aumentar o número de concorrentes. O PHS pretende a apresentar a candidatura de Raul Plangg e o PSOL a do ex-vereador Ralfe Cardoso, que já concorreu ao cargo de prefeito por este mesmo partido em 2008.

Ainda em processo de definição interna e de negociação com possíveis aliados, o PMDB conta hoje com três possíveis pré-candidatos: Ruy Noronha, advogado e ex-procurador do município, Paulo Kopschina, ex-vereador e empresário, e Airton dos Santos, ex-prefeito que exerceu mandatos durante os anos de 1997/2000 e de 2001/2004, mas que se encontra inelegível e luta na Justiça pelo direito de concorrer. Além das tratativas internas, o PMDB mantém negociações com o PP buscando concretizar uma aliança na qual o deputado estadual João Fischer, o Fichinha, ocuparia a vaga de candidato a vice-prefeito.

As articulações ocorrem também no interior do PSDB, visando definir de seu candidato a prefeito e atrair outros partidos que se disponham a integrar uma coligação que possa aumentar suas chances eleitorais. Enio Saltiel, que já foi candidato a vice-prefeito pelo PTB, em 2008, poderá ser o candidato a prefeito do PSDB. A vaga de vice-prefeito na chapa majoritária está sendo oferecida ao deputado Fichinha, do PP, que ainda não se definiu entre integrar a chapa do PMDB ou a do PSDB.

Enquanto perduram as indefinições entre os pré-candidatos e partidos de oposição em Novo Hamburgo, somente o prefeito Tarcisio Zimmermann definiu suas alianças e tem uma chapa majoritária articulada. Oito partidos comporão a coligação que pretende reeleger o atual prefeito: PT, PDT, PCdoB, PRB, PTB, PR, PRB e PSD. Além destes, também PTC, PTdoB e PPL negociam seu apoio, que depende de um acordo que inclua uma coligação também para a chapa de candidatos proporcionais (vereadores). Integra a chapa, concorrendo à vaga de vice-prefeita, Lorena Mayer, do PDT, a atual vice-prefeita do município.

. oOo.

* Benedito Tadeu César é cientista político especializado em análise política, partidos políticos, pesquisas de opinião pública e comportamento eleitoral e é também diretor executivo do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora