Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
14 de maio de 2012
|
13:47

Le Pen e Mélenchon disputarão cadeira no Parlamento francês

Por
Sul 21
[email protected]
Rémy Noyon
Candidata da extrema-direita foi vitoriosa no distrito pelo qual disputará vaga no Parlamento | Foto: Rémy Noyon

Da Redação

Derrotados nas eleições presidenciais, os líderes da Frente Nacional, Marine Le Pen, e da Frente de Esquerda, Jean-Luc Mélenchon, irão disputar uma cadeira no Parlamento francês durante o pleito legislativo que ocorrerá em junho deste ano. Os dois concorrerão pelo distrito de Hénin-Beaumont.

Mélenchon, ex-integrante do Partido Socialista que elegeu o presidente François Hollande, pretende impor em junho a derrota que não conseguiu infligir nas eleições presidenciais à extrema-direita de Le Pen. O esquerdista chegou a ser a terceira fora política no pleito, mas acabou em quarto lugar, com 11% dos votos, atrás dos 18% obtidos pela candidata da Frente Nacional.

“A minha esperança é que os cidadãos queiram majoritariamente ser representados na Assembleia Nacional por aleguém que tenha como resposta à crise o social e não o étnico”, disse Mélenchon ao canal France 3, numa clara referência ao discurso anti-imigração de Marine Le Pen.

Mas a disputa pelo Legislativo não será fácil para Mélenchon. De acordo com informações da Rádio França Internacional, nas eleições presidenciais, Le Pen foi vitoriosa no distrito de Hénin-Beaumont, obtendo o primeiro lugar, com 31,42% dos votos entre os cerca de 26 mil habitantes da região. O candidato da Frente de Esquerda ficou na quarta colocação, com 14,85%  dos votos, atrás ainda de François Hollande (28,75%) e de Nicolas Sarkozy (15,79%).

A líder da Frente Nacional já foi conselheira no distrito de Hénin-Beaumont, antigo pólo de mineração da França e hoje uma das regiões mais afetadas pela crise econômica no país.

Com informações do Opera Mundi.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora