Noticias|Últimas Notícias>Política
|
17 de abril de 2012
|
19:24

Hillary diz que Dilma “criou padrão para o mundo” no combate à corrupção

Por
Sul 21
[email protected]

DivulgaçãoDa Redação

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou nesta terça-feira (17) que, em um futuro próximo, o mundo será dividido entre governos abertos e fechados, e não mais entre nações do norte e do sul. Em elogio à Dilma Rousseff, Hillary afirmou que o combate à corrupção implementado pela presidenta brasileira criou um “padrão mundial” para o enfrentamento de irregularidades. “Nós agora temos oportunidade de estabelecer novos padrões mundiais para a boa governança, a prestação de contas, e nenhum melhor parceiro para essa iniciativa do que o Brasil”, disse.

A secretária dos Estados Unidos disse também que a corrupção “mata o potencial dos países, drena recursos, protege líderes desonestos e tira a motivação da população de melhorar suas sociedades”. Hillary afirmou que num mundo cada vez mais tecnológico, é cada vez mais difícil um Estado se manter fechado e alheio ao que acontece no mundo — ela citou a Primavera Árabe como exemplo da força da internet.

Comércio Brasil x EUA

Nesta segunda-feira (16),  Hillary afirmou que Brasil e Estados Unidos precisam considerar um acordo de livre comércio durante o evento “Visão para a Parceria Econômica no Século 21”, promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e pela Amcham (Câmara Americana de Comércio).

A secretária não aprofundou a eventual necessidade de um acordo de livre comércio entre os países, mas elogiou os momentos das duas economias. “A sua dimensão econômica [do Brasil] se torna cada vez mais importante, não só para os dois países, mas para o mundo”, disse, destacando a importância da expansão da classe média brasileira.

Hillary afirmou ainda que a chave do sucesso econômico de Brasil e EUA é a inovação aliada com a preocupação com o meio ambiente. “Em época de incerteza econômica, como é possível manter o impulso econômico, esse crescimento que é o combustível da prosperidade? Grande parte da resposta é a inovação, que é o elemento chave das nossas relações bilaterais”, disse.

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora