Noticias|Últimas Notícias>Política
|
2 de fevereiro de 2012
|
14:46

Dilma elogia atuação das tropas brasileiras na reconstrução do Haiti

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

A presidenta brasileira Dilma Rousseff recebeu as honras militares no Haiti.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, enalteceu em Porto Príncipe, capital do Haiti, a participação dos batalhões brasileiros no processo de reconstrução do país.“Temos muito orgulho do trabalho desenvolvido pelos nossos batalhões na força da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). Quero, aqui, prestar minhas homenagens aos soldados e diplomatas vitimados pelo terremoto que assolou este país”, afirmou.

A declaração foi feita nos jardins do Palácio Presidencial haitiano, durante conferência de imprensa. Segundo a chefe de Estado brasileira, o processo de redução de tropas determinado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas não pode prejudicar o avanço obtido no campo da segurança.

Brasil e Haiti criaram uma comissão mista para estudar os efeitos do processo, que começa em março e encerra em outubro. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a Minustah passará de 12.502 homens e mulheres para 10.600, incluídos os componentes militar e policial.

No mesmo evento, o presidente do Haiti, Michel Marthelly, agradeceu o esforço das tropas brasileiras no processo de estabilização e reconstrução do país. Lembrou que os efeitos da tragédia já foram largamente superados e que chegou o momento de reduzir o componente militar da Minustah. Porém, acentuou que o processo de construção das forças de segurança do país ainda não está completo e espera contar com o apoio brasileiro.

Atuação das tropas

Dilma Rousseff destacou o trabalho de manutenção de paz realizado pelos batalhões de infantaria e o destacamento de fuzileiros navais e elogiou o esforço da companhia de engenharia no processo de reconstrução e de promoção de desenvolvimento do Haiti. Segundo ela, essas ações ilustram “a dimensão ampliada da participação brasileira na Minustah.”

A presidenta lembrou, também, a ação dos hospitais de campanha montados pelas Forças Armadas brasileiras depois do terremoto de janeiro de 2010 e reconheceu a importância do contingente nas ações de desenvolvimento socioeconômico e de fortalecimento do Estado no Haiti.

Atualmente, o Brasil mantém dois batalhões de infantaria, os Brabat I e II, uma companhia de engenharia e um destacamento dos fuzileiros navais em Porto Príncipe. Cerca de 150 haitianos prestam serviço como operários – na manutenção de viaturas, obras civis e em serviços gerais – e intérpretes. Eles participaram da cerimônia ao lado do palanque presidencial.

Com informações do Palácio do Planalto


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora