Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
11 de janeiro de 2012
|
11:40

Manifestantes do Occupy Wall Street retomam acampamento em NY

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Ativistas do movimento Occupy Wall Street regressaram na noite desta terça-feira (10) à praça Zuccotti em Nova York. Diante de forte presença policial, cerca de 250 manifestantes se reuniram para uma assembleia geral, a 300 metros da Bolsa de Nova York, no sul de Manhattan.

Leia mais:
– Cerca de 50 manifestantes do Occupy Wall Street são detidos em Nova York

Os proprietários do parque, Brookfield Office Properties, decidiram pela retirada das cercas depois que grupos de defesa dos direitos civis exigiram à prefeitura de Nova York um acesso irrestrito ao local, informou Bill Dobbs, membro da assessoria de imprensa do movimento.

O perímetro da praça estava isolado desde a operação policial que desalojou as pessoas que acampavam no local em novembro do ano passado, após meses de ocupação. “É uma grande vitória. Eles admitiram que queriam suprimir o direito de protesto. Vamos ver o que acontece agora”, afirmou Dobbs.

O movimento teve início em setembro de 2011, quando centenas de manifestantes resolveram montar um acampamento no Zuccotti Park, próximo ao coração financeiro dos Estados Unidos, para protestar contra a ganância do sistema, as injustiças sociais e a crise econômica internacional.

Mais tarde, o acampamento foi replicado em diversos Estados americanos, chegando a nfluenciar movimentos similares em outros países, incluindo Inglaterra, Alemanha e Brasil.

Com informações da France Press


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora