Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
9 de janeiro de 2012
|
17:18

Governo do Estado quer reabrir Praia de Fora, em Itapuã, ainda neste verão

Por
Sul 21
[email protected]
Governo do Estado quer reabrir Praia de Fora, em Itapuã, ainda neste verão
Governo do Estado quer reabrir Praia de Fora, em Itapuã, ainda neste verão
Itapuã_da_Lagoa_Lighthouse_02
Farol de Itapuã | Foto: Jesse Dill/Wikimmedia Commons

Felipe Prestes

Considerada por muitos como a mais bela praia do Parque Estadual de Itapuã, a Praia de Fora nunca ficou por muito tempo à disposição dos cidadãos desde que o parque foi reaberto em 2002. De lá para cá, a praia abriu esporadicamente, mas logo era fechada de novo. A Praia de Fora é o único dos três balneários do parque que fica já na Lagoa dos Patos e sofre com problemas de infraestrutura, mas, segundo o gestor do parque, Carlos Alberto Mancio, a intenção é abrir ainda nesta temporada.

A dificuldade para colocar a Praia de Fora à disposição do público é a falta de energia elétrica. Sem ela, também não funciona a bomba que permite o funcionamento dos banheiros. A administração do parque tem tentado gerar energia eólica por meio de um catavento, mas os primeiros testes não deram certo. O uso da energia eólica é visto como um projeto “ecopedagógico”. “Muitas vezes os governos falam, mas não dão exemplo. Seria um pequeno exemplo do governo”, explica Mancio.

Enquanto o catavento não for viabilizado, deve ser instalado um gerador a diesel, que causa maior impacto ambiental, mas deve permitir que a praia seja aberta ainda neste verão. “Queremos abrir nesta temporada. A ideia é abrir mesmo com geradores a diesel, mas seguir tentando o projeto de energia eólica”, relata Mancio.

Mancio diz que a praia pode ser reaberta já em janeiro, mas que não pode garantir nem que isto vai ocorrer neste verão. “A dificuldade para instalar os geradores é que são equipamentos pesados e precisa de pessoal especializado”, justifica.

Por ora, o veranista pode desfrutar das praias da Pedreira e das Pombas, ambas banhadas pelo Guaíba, envoltas por natureza preservada, e bem mais vistosas que a enorme praia retilínea do Litoral Norte gaúcho. É possível entrar no Parque das 9 às 17h. Os ingressos custam R$ 4,82. O local tem fechado às 18h, mas Mancio conta que estáprocurando pessoal para conseguir fechar às 19h no verão.

O gestor do Parque recomenda que os visitantes cheguem cedo ao Parque nos finais de semana, visto que há um número máximo de 350 pessoas por praia. Outra recomendação de Mancio é que os visitantes da Praia da Pedreira levem comida. “O pessoal costuma ficar o dia inteiro e fazer churrasco”, conta. Na Praia das Pombas já há uma lanchonete. Na Pedreira só haverá uma depois que for concluída uma licitação.

Carlos Alberto Mancio ressalta também que há um museu no Parque, com uma série de fotografias do local e que também conta parte da história da Revolução Farroupilha, já que a região foi palco do Cerco de Porto Alegre.

Durante o Governo Yeda, o Parque Estadual de Itapuã chegou a ficar um período fechado, sob argumento do déficit zero, uma vez que o montante arrecadado com ingressos era bem menor que as despesas. Ao final da gestão o parque já havia sido reaberto.

Em 2011, a Praia das Pombas também ficou fechado por um curto espaço de tempo, enquanto não era contratada uma das empresas terceirizadas que participam da administração do local. Agora, este problema parece sanado pelos próximos cinco anos. Para funcionar, o Parque necessita de duas terceirizadas, uma para segurança e outra para serviços gerais. “Temos contratos para os próximos cinco anos com as duas empresas, que podem ser revistos anualmente”, afirma Mancio.

O gestor não se queixa da estrutura que tem à disposição, mas da manutenção. Ele relata que o Parque foi reaberto em 2002 com recursos do Banco Mundial e que conta com todos os equipamentos necessários como trator, motosserras, entre outros. “Os equipamentos estavam bem melhores quando chegaram. Os governos compram, mas não fazem manutenção. O Parque foi sucateado, tivemos que recuperar quase tudo. Estamos chegando quase ao fim (desta recuperação)”, diz Mancio.

O gestor afirma que a secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony, vê Itapuã como uma questão prioritária, tendo em vista a Copa do Mundo. O Parque é visto como uma das mostras do potencial turístico da cidade-sede e também ecológico, uma vez que o Brasil pretende fazer uma Copa “verde”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora