Notícias
|
5 de janeiro de 2012
|
20:30

Conexões Globais amplia debate sobre democracia participativa no FST

Por
Sul 21
[email protected]
Conexões Globais amplia debate sobre democracia participativa no FST
Conexões Globais amplia debate sobre democracia participativa no FST
Reprodução
Evento ocorre entre de 25 a 28 de janeiro, na Casa de Cultura Mário Quintana | Foto: Reprodução

Rachel Duarte

Além do tema da sustentabilidade, a recente transformação da democracia participativa no mundo estará presente nos debates do Fórum Social Temático (FST) que acontecerá em Porto Alegre entre os dias 24 a 29 de janeiro. O governo gaúcho está contribuindo com as discussões promovendo outro encontro neste período. O Conexões Globais 2.0 – Festival de Cultura Livre será realizado de 25 a 28 de janeiro, na Casa de Cultura Mário Quintana. A intenção é transformar o local de referência para a cultura gaúcha em um ponto de efervescência cultural, digital e política durante os dias de realização do Fórum Social Temático na capital gaúcha.

A programação do Conexões Globais 2.0 incluirá diálogos e webconferências com ativistas que participaram de mobilizações em outras partes do mundo, como Domenico di Sena e Javier Toret, articuladores do movimento 15 M, em Barcelona. Direto de Porto Alegre, estarão debatendo temas da atualidade relacionados à internet o sociólogo e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Sérgio Amadeu e o jornalista fundador do jornal 20 Minutos, o espanhol Bernardo Gutiérrez.

Também serão realizadas oficinas voltadas para a troca de saberes e a capacitação para o uso das novas tecnologias. “A juventude tem que saber como se relacionar na rede e a usar as novas tecnologias. Vamos ter oficinas sobre como cobrir evento por celular e como construir robô com lixo eletrônico”, exemplifica a secretária de Comunicação e Inclusão Digital do RS, Vera Spolidoro.

A programação cultural incluirá música, mostra de filmes, Vjs, Djs, artes plásticas, fotografia, grafite, e outros que estão sendo organizados pela Secretaria Estadual de Cultura. O evento terá transmissão ao vivo via internet e toda a comunicação será colaborativa, ou seja, produzida por quem estiver participando do encontro. Na Casa de Cultura Mário Quintana também será realizado no mesmo período, o Fórum de Mídia Livre.

“Estamos atentos às novas formas de democracia e pensamos que é importante incluir estes grandes acontecimentos de protestos internacionais, que chamamos de indignados, no FST que se realizará em Porto Alegre. Além do tema da sustentabilidade, que é o foco do FST, entendemos que é necessário falarmos sobre a crise do sistema econômico europeu e as transformações da democracia mundial”, explica Vera.

A secretária confirma também que a intenção do governo é potencializar a programação do FST para demonstra a capacidade de trazer de volta o Fórum Social Mundial a Porto Alegre.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora