Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
11 de janeiro de 2012
|
17:24

400 foram mortos na Síria em duas semanas, diz ONU

Por
Sul 21
[email protected]
400 foram mortos na Síria em duas semanas, diz ONU
400 foram mortos na Síria em duas semanas, diz ONU
Mais de 5 mil pessoas foram mortas desde o início da repressão na Síria | Foto: lokha/Flickr

Da Redação

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta quarta-feira (11) que os confrontos deixaram 400 mortos na Síria desde a chegada da Liga Árabe no país, há duas semanas. A embaixadora da ONU, Susan Rice, avaliou que o número de vítimas demonstra que o governo sírio vem intensificando a violência contra manifestantes pró-democracia.

Leia mais:
– Em discurso, Bashar al-Assad admite que Síria precisa de reformas

No último domingo, a Liga Árabe (formada por 23 nações) informou que manterá a missão de observadores atuando na Síria. A tentativa é pressionar governo e oposição a abandonar as armas e fazer com que o regime de Assad tire o Exército das ruas. Segundo a ONU, mais de 5 mil pessoas foram mortas desde o início da repressão na Síria.

Grupos de oposição acusam a missão de servir para acobertar a repressão aos protestos, que continua sob a presença dos observadores. Os observadores foram submetidos nesta quarta-feira (11) a uma nova prova, após um ex-monitor afirmar que a missão é uma “farsa”.

“A missão foi uma farsa e os observadores têm sido enganados”, afirmou Anwer Malek à rede al-Jazeera. “O regime orquestrou e fabricou a maior parte do que vimos para evitar que a Liga Árabe atue contra o regime.” A emissora identificou Malek como um observador que renunciou à missão por não concordar com o que ocorria. A Liga Árabe não comentou o caso.

“Sem dúvida vamos triunfar sobre essa conspiração”

Numa aparição pública extremamente rara, Assad se juntou a milhares de partidários nesta quarta-feira (11) durante uma manifestação na capital Damasco. Ele disse à multidão que foi buscar a força dos participantes e prometeu combater o “terrorismo”.

Assad estava cercado por guardas de segurança ao aparecer para a multidão e vestia-se de forma mais casual do que o costume, usando um paletó, mas sem gravata. “Eu quis estar com vocês então eu posso buscar a forças de vocês, tendo em vista tudo o que a Síria vem passando”, disse ele. “Graças a vocês, eu nunca me senti fraco”, declarou.

“É importante que mantenhamos nossa fé no futuro. Eu tenho fé no futuro e que sem dúvida vamos triunfar sobre essa conspiração que está chegando ao fim, o que também será seu fim (dos conspiradores) e de seus planos”, disse ele em meio a aplausos de seus partidários.

Assad tem feito pouquíssimas aparições públicas desde o início do levante contra seu governo, iniciado dez meses atrás. Ele afirma que a revolta é trabalho de conspiradores que recebem ajuda externa. Na terça, ele ameaçou agir com “punhos de aço” contra os que ameaçam seu regime.

Com informações da Agência Brasil, Associated Press e da Dow Jones


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora