Noticias|Últimas Notícias>Política
|
8 de dezembro de 2011
|
19:07

PT vai pedir a PDT que não indique Zacher para presidir Câmara

Por
Sul 21
[email protected]
Camara Municipal de Porto Alegre
PT não quer Zacher devido a supostos desvios no Projovem, quando o pedetista era secretário municipal da Juventude | Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

Felipe Prestes

A Executiva do PT de Porto Alegre aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (8), moção de repúdio à indicação do vereador Mauro Zacher (PDT) à presidência da Câmara. O texto havia sido proposto no último sábado (3) pela Juventude do PT. A direção do PT formou uma comissão, que vai conversar com o PDT para explicar a contrariedade com a indicação de Zacher. O principal motivo da restrição é o indiciamento do vereador pedetista por supostos desvios do Projovem.

A votação que definirá o novo presidente da Câmara ocorrerá na próxima segunda-feira (12). As maiores bancadas têm um rodízio na Casa, e a sigla da vez, o PDT, já escolheu o nome de Zacher. A orientação da Executiva municipal do PT é que seus vereadores votem contra, se for mantido o nome do vereador.

“Estamos indo com cuidado, devagar. Nossa bancada ainda vai conversar muito sobre este tema. Vou ligar para o Vieira (da Cunha, presidente municipal do PDT) e marcar uma reunião, sem atropelo. Vamos reafirmar que a presidência é do PDT, mas que há uma resistência com o nome indicado”, explicou o presidente municipal do PT, vereador Adeli Sell.

executiva_municipal6
Integrantes da Juventude do PT (de pé) pressionaram dirigentes da sigla | Foto: Divulgação

Integrantes da Juventude do PT compareceram à reunião da Executiva para pressionar os dirigentes da sigla pela aprovação do repúdio à indicação de Zacher. Miguel Idiart, militante da JPT, comemorou as medidas. “Foi uma vitória da JPT, mostrou protagonismo no combate à corrupção. Respeitamos o PDT, mas somos contra a indicação de Zacher, por seu indiciamento”, afirmou. Idiart revelou que a JPT deve ir à Esquina Democrática nesta sexta-feira (9), às 12h, para protestar contra a indicação.

O vereador Thiago Duarte, do PDT, vê a resistência do PT como a quebra do acordo feito no início da legislatura e acredita que um dos motivos seja a disputa eleitoral do ano que vem. “Vejo isto como a quebra de um acordo político e administrativo, e como a antecipação do ano eleitoral”. Ele mantém a posição mesmo que o PT ressalte que se opõe à indicação de Zacher, pelo indiciamento, e não que a vaga seja do PDT. “Todos devem ter direito à ampla defesa. Ele não foi condenado e existe a chancela do PDT para sua indicação, então, acho que é a quebra de um acordo”. Até o fechamento desta matéria o Sul21 não havia conseguido conversar com o vereador Mauro Zacher.

Confira a íntegra da moção aprovada pela Executiva do PT de Porto Alegre

Moção de Repúdio à Indicação do Vereador Mauro Zacher para Presidir a Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre:

A JPT de Porto Alegre repudia qualquer possibilidade do Vereador Mauro Zacher vir a presidir a Câmara Municipal de Porto Alegre em 2012. Nos últimos anos denúncias de corrupção e de desvios envolvendo a Secretaria Municipal de Juventude de Porto Alegre, resultaram no indiciamento pela Polícia Federal através da Operação Solidária que constatou desvios recursos do Programa Pró-Jovem via fundação FUNDAE, a mesma fundação envolvida também na corrupção do DETRAN, durante o governo Yeda.

Também não faltam denúncias da relação do Vereador Mauro Zacher com históricos escândalos envolvendo o DCE da PUCRS. Por todos esses motivos e muitos outros, a administração Fogaça/Fortunati caracterizou-se pela falta de políticas de juventude.

Por isso, nós da Juventude do PT somos contrários à indicação, e reivindicamos que os nossos vereadores e vereadoras sejam contrários à indicação de Mauro Zacher.

Porto Alegre, 03 de dezembro de 2011.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora