Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
2 de dezembro de 2011
|
15:54

Por 10% do PIB para educação, Une e Ubes organizam OcupeBrasília

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) iniciam nesta sexta-feira (2), em São Paulo, as primeiras ações do movimento #OcupeBrasília. Os estudantes se reúnem no MASP para exigir a aprovação do Plano Nacional da Educação ainda este ano, com 10% do PIB brasileiro investidos nesse setor. Na próxima semana, as entidades promovem um acampamento na Esplanada dos Ministérios.

Estudantes do movimento estudantil brasileiro prometem grandes ações de protesto nos próximos dias. Eles criticam a lentidão do Congresso Nacional em apresentar e debater o Plano Nacional de Educação (PNE), que definirá os rumos do ensino no Brasil pelos próximos 10 anos. A primeira acontece nesta sexta, no centro de São Paulo, a partir das 14h, em uma passeata que espera reunir cinco mil estudantes secundaristas (alunos do ensino médio e profissionalizante) de todo o Brasil.

Os jovens, que estão reunidos por ocasião do Congresso da UBES também pedirão o fim da violência nas escolas e a aprovação nacional da meia-entrada para todos eventos culturais e esportivos do país, incluindo a Copa do Mundo de 2014.

Seguindo o mesmo roteiro da primeira manifestação “Fora Collor” dos caras-pintadas em 1992, o ponto de encontro da passeata será o vão do MASP (Museu de Arte de São Paulo, às 14 horas) e deverá culminar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

Dialogando com os movimentos internacionais de ocupação da juventude em 2011 por todo o mundo, a versão brasileira dessa manifestação servirá também para pressionar os parlamentares a votar os 50% do Fundo Social do Pré-Sal exclusivamente para o ensino público e o desenvolvimento científico e tecnológico.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora