Noticias|Últimas Notícias>Política
|
1 de dezembro de 2011
|
16:50

Pesquisa aponta que paraenses são contra a divisão do Estado

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Há menos de um mês do plebiscito que pode definir a divisão do estado do Pará em três – Tapajós, Carajás e Novo Pará –, a primeira pesquisa realizada pelo Datafolha, encomendada pela TV Tapajós (Santarém), TV Liberal (Belém) e o jornal Folha de S. Paulo revela que a decisão do próximo dia 11 de dezembro tenderia pela não separação do estado paraense.

Dos 880 eleitores ouvidos em 42 municípios paraenses, entre os dias 7 e 10 de novembro, 58% se manifestaram contra a criação do Estado do Tapajós,– resultando, pela margem de erro, entre 55 e 61%. 33% são favoráveis a divisão – pela margem de erro, somando entre 30 e 36%. E 10% não sabem ou não responderam.

O resultado é semelhante a respeito da criação do Estado de Carajás. Os eleitores que votariam contra o novo estado somam 58% – entre 55 e 61%, pela margem de erro; votariam a favor 33% – pela margem de erro, 30 e 36%; e 8% não sabem ou não responderam.

Conforme definiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 4.839.384 eleitores paraenses terão de marcar em uma cédula na cor amarela se são a favor ou contra a divisão do Estado para a criação do estado de Tapajós. Em outra cédula, de cor branca, a escolha será pela divisão ou não do Pará para a criação do estado do Carajás.

Gigante

O Pará é o segundo maior estado do Brasil em superfície, com uma área correspondente a 1.247.689 km2. Ocupa mais de 16% do território nacional, sendo duas vezes maior que o território da França. Ainda, no estado paraense se localiza o maior município do mundo, Altamira, com sua área de 159.696 km2. Caso a pesquisa realizada pelo Datafolha não se confirme, a composição do novo estado paraense delimitaria 17% do montante da área do estado atual; Carajás, localizada na região sul ficaria com 35 %; e Tapajós, no oeste do estado ficaria com 58%.

Assim, o provável estado de Carajás seria composto por 39 municípios, tendo Marabá como capital, com uma população estimada em 1,6 milhões de habitantes. O Estado de Tapajós ficaria com 27 cidades, sendo Santarém sua capital, com uma população de cerca de 1,2 milhão de habitantes.

Já o Novo Pará, seria composto por 78 municípios, com população de 4,6 milhões de habitantes, permanecendo Belém como capital. Segundo estudos feitos pelas frentes pró-divisão, o Novo Pará ficaria com quase 56% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, Carajás com 33% das riquezas e Tapajós com 11% do que é atualmente produzido.

Porém, a divisão deixaria, segundo argumentação do grupo que articula campanha contra a divisão do estado, o novo Pará sem 87% dos rios e florestas e 85% das riquezas minerais.

Com informações do Brasil de Fato


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora