Noticias|Últimas Notícias>Política
|
11 de dezembro de 2011
|
21:07

Eleitores do Pará rejeitam divisão do estado em plebiscito histórico

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Última atualização às 20h35

Com 75,58%% das urnas apuradas, está matematicamente rejeitada a criação do novo Estado do Tapajós por 69,09% dos 4.848.495 eleitores. Os paraenses foram às urnas, neste domingo, para decidir sobre divisão do território atual do Pará em duas novas unidades da federação: Tapajós e Carajás.

Os eleitores responderam a duas perguntas: ‘Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?’ e ‘Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?’. Com o resultado contrário a criação das novas unidades da federação, o Congresso deve abandonar o projeto.

Durante a votação, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou em entrevista coletiva em Belém que a votação é histórica. Segundo balanço preliminar, o pleito custou R$ 19 milhões, o que está abaixo da previsão inicial, de R$ 25 milhões. O presidente do TSE disse ainda que não houve registro de ocorrências no Estado, apenas a apreensão de material ilegal em Belém.

Os paraenses que não compareceram ao plebiscito terão até o dia 9 de fevereiro de 2012 para apresentar justificativa à Justiça Eleitoral. Segundo normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o plebiscito é equivalente a uma eleição normal. Por esse motivo, a falta sem justificativa conta para efeito de aplicação de multa e cancelamento do título.

Informações do site Bem Paraná e  UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora