Noticias|Últimas Notícias>Política
|
8 de novembro de 2011
|
17:53

Procurador-geral diz que ainda não existem indícios contra Lupi

Por
Sul 21
[email protected]
De acordo com Roberto Gurgel, os elementos não apontam "pelo menos neste primeiro momento", participação direta do ministros nas irregularidades | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Da Redação

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou na terça-feira (8) que ainda não há qualquer indício de irregularidade contra o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Reportagens veiculadas no último fim de semana acusam assessores do Ministério do Trabalho de receber propina em troca do fechamento de convênios.

Leia mais:
– Lupi abre sindicância para apurar denúncia no Ministério do Trabalho

“Por enquanto, os elementos dizem respeito a irregularidades em programas do Ministério do Trabalho, mas não apontam, pelo menos neste primeiro momento, o envolvimento direto do ministro”, disse o procurador, durante sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo Gurgel, se não aparecerem provas contra o ministro, o processo deverá ser encaminhado à Procuradoria da República no Distrito Federal.

Gurgel admitiu, no entanto, que o caso pode ficar nas mãos da Procuradoria-Geral da República (PGR) caso se confirmem as denúncias contra o ex-assessor especial do ministério Weverton Rocha, que hoje é deputado federal pelo PDT do Maranhão. “Se houver envolvimento de parlamentar, sem dúvida fixa-se a competência do Supremo Tribunal Federal e a atribuição da PGR. Isso é o que temos que ver após o exame das matérias que estão sendo reunidas.”

De acordo com Gurgel, não há prazo para uma conclusão sobre os indícios de crime. “Ontem (7) o ministro me encaminhou um pedido facultando o mais amplo acesso a tudo no Ministério do Trabalho e se dizendo o primeiro interessado no sentido de apurar se há irregularidades”, disse o procurador.

Ele informou que ainda não tinha recebido a representação protocolada ontem (7) pelo PPS, pedindo a apuração do envolvimento de Lupi no suposto esquema de pagamento de propina. Hoje, dois deputados e um senador do PDT, partido de Lupi, protocolaram no Ministério Público um pedido de investigação das denúncias. Assinam o pedido os deputados Reguffe (DF) e Miro Teixeira (RJ) e o senador Pedro Taques (MT).

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora