Notícias
|
25 de outubro de 2011
|
19:06

Feira do Livro traz novas temáticas e lembra Moacyr Scliar

Por
Sul 21
[email protected]
Jane Tutikian, patrona da Feira 2011, apresentou o evento em coletiva nesta terã-feira (25), em Porto Alegre | Ramiro Furquim/Sul21

Rachel Duarte

A edição deste ano da Feira do Livro de Porto Alegre amplia as possibilidades do evento para além do universo literário. A programação da edição de 2011 foi distribuída entre 19 dias temáticos a fim de atrair públicos específicos em momentos diferentes da Feira. Também a entrega parcial da restauração da Praça da Alfândega, no Centro Histórico, foi explorada pelos organizadores da 57ª Feira do Livro como uma forma do resgate da Feira original. A feira também debaterá a importância das bibliotecas no acesso à leitura. Uma delas será erguida durante a feira, em homenagem ao escritor Moacyr Scliar.

O espaço que acolhe a Feira desde a primeira edição, em 1955, estava fechado por tapumes que, ao serem retirados, deveriam devolver a Praça da Alfândega em seu aspecto original. Como a entrega foi parcial, a circulação das 1,9 milhões de pessoas esperadas na 57ª edição será num espaço maior que o utilizado no ano passado, mas ainda não no ideal.

Uma diferença importante, ressaltada no lançamento da feira nesta terça-feira (25), é o retorno do Pavilhão de Autógrafos para o espaço central da praça. “O eixo central possibilitará uma convivência do público com os escritores que estarão autografando na Feira. Com a restauração parcial, o Pavilhão de Autógrafos estará maior a mais adequado ao número de autores”, falou o presidente da Câmara Rio Grandense do Livro, João Carneiro.

Entre os escritores esperados estão os argentinos Eduardo Sacheri, autor do romance La pergunta de sus ojos (2005) que foi levado ao cinema como O segredo de seus olhos (título no Brasil) e ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro; Alan Pauls, considerado um dos maiores escritores latino-americanos vivos; o africano Kangni Alem, que lançará seu mais novo projeto, intitulado de “Os Escravos”; e a portuguesa Lídia Jorge, escritora premiada com o Grande Prêmio da Sociedade Portuguesa de Autores/Millenium BCP pelo romance Combateremos à Sombra.

Serão cerca de 800 sessões de autógrafos, aproximadamente 200 palestras e debates, 400 encontros com autores, 100 apresentações artísticas e diversas exibições de filmes. Com uma patrona que também trafega na literatura infanto-juvenil, a 57ª Feira do Livro de Poa, reforçou a programação infantil e juvenil e terá foco também nos educadores. “Para um escritor, ver esta quantidade de pessoas gostando de livros é a realização de um sonho. Será uma Feira alegre e afetiva”, definiu Jane.

Jane e o patrono de 2010, Paixão Côrtes. "Nós temos o privilégio de sermos comandados por uma mulher. Temos aqui o comando de uma presidenta e na Argentina também há a reeleita Cristina Kirchner" | Ramiro Furquim/Sul21

Convite a Dilma

Com o patronato ainda não assumido oficialmente, Jane Tutikian foi elogiada pelo patrono da 56ª Feira do Livro de Poa, o escritor Paixão Côrtes. “Como o gaúcho e grosso que sou, costumo dizer que não é patronesse, que é um termo culto, nem patrona, é patroa. Aquela que cuida da nossa casa”, disse. Côrtes também salientou o fato da feira voltar a ser apadrinhada por uma mulher. “Nós temos o privilégio de sermos comandados por uma mulher. Temos aqui o comando de uma presidenta e na Argentina também há a reeleita Cristina Kirchner. Elas mandam e a gente obedece”, brincou.

A presidenta Dilma Rousseff foi convidada pela Câmara Rio Grandense do Livro para a abertura da feira, no dia 28 de outubro (sexta-feira), às 18 horas. A presença ainda não foi confirmada pela Presidência da República, mas os gaúchos esperam contar com a primeira presença presidencial no evento. “Este ano a Bienal realizada no Rio de Janeiro teve pela primeira vez a abertura de uma presidenta. Isso nos dá esperança de que ela virá. Já temos alguns sinais positivos de pessoas da Presidência, mas só divulgaremos quando for oficial”, disse João Carneiro.

João Carneiro tem esperança de que Dilma compareça à abertura | Ramiro Furquim/Sul21

Descubra sua Feira

O mote da campanha publicitária da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre pretende estimular a referência da feira como um grande evento cultural, já que é a maior Feira a céu aberto da América Latina. A marca da Feira tem efeito lúdico:  trata-se de um caça-palavras onde diferentes palavras aparecem: educação, cultura, biblioteca.  O marcador de páginas a ser distribuído é atrativo e tem um formato de caneta marca texto.

Feira das Tribos

Outra preocupação é valorizar outros elementos da programação que transcendem o caráter comercial da feira, como a música, as oficinas, palestras e outras atividades. A novidade deste ano serão as Datas Temáticas. Diariamente, um tema diferente será abordado para o público adulto e outro na programação do Cais do Porto, onde funciona a Área Infantil e Juvenil. Os temas definidos são Biblioteca; Livro e Leitura; Suspense; Literatura de Terror; Viagens; Cinema; Humor; Cultura Popular; Conto; Gastronomia; Afrodescendência; História; Antropologia; Corpo/Saúde/Erotismo; América Latina; Direitos Humanos e Acessibilidade; Dia Mundial da Gentileza; Ecologia e Comunicação.

A elaboração partiu de uma análise dos organizadores sobre os temas que são sucesso de vendas na feira e um olhar para as datas comemorativas e assuntos na agenda política deste ano, como o ano em homenagem aos afrodescendentese e o Dia da Gentileza (13 de novembro). Os fãs de história em quadrinhos e dos jogos de interpretação de papéis conhecido como RPG (Role Playing Games) também estão incluídos. A intenção é atrair as diversas tribos interessadas nos livros e também incentivar novos leitores.

A 57ª Feira do Livro terá um ponto alto da programação voltada às discussões da importância das bibliotecas no processo de aprendizagem e como acesso público ao conhecimento | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Espaços de convivência

Entre as novidades do espaço físico da feira este ano, o café instalado entre o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural, utilizado de forma experimental em 2010, recebeu ampliações, sendo que último oferecerá também um bistrô. No pórtico do Cais do Porto o mundo da literatura infantil terá uma “Bebêoteca” e uma “Ducha das Letras”. Uma sala de facilidades para os portadores de deficiência e uma Sala de Aula do Futuro também fazem parte da estrutura da feira. “Os educadores poderão conhecer o conteúdo digital que pode ser utilizado em sala de aula”, ilustra uma das coordenadoras da programação da feira, Sônia Zanchetta.

No espaço do Cais do Porto também será erguida uma Biblioteca que levará o nome do imortal Moacyr Scliar, que oferecerá o acervo completo do escritor e outros títulos.

Biblioteca e a importância do acesso aos livros

A 57ª Feira do Livro terá um ponto alto da programação voltada às discussões da importância das bibliotecas no processo de aprendizagem e como acesso público ao conhecimento.“Temos que pensar o acesso aos livros após a saída dos alunos da escola e em valorizar políticas de incentivo à leitura que envolvam as bibliotecas públicas. Muitos dependem delas como único meio de acessar os livros”, explica a coordenadora Sônia Zanchetta.

Na largada do evento, no dia 28 de outubro, a partir das 8h30min, na Casa do Pensamento (Cais do Porto), acontecerá a 26ª Reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares . Às 10h, ocorrerá o painel A presença da biblioteca na leitura e aprendizagem, com a mediação de Nêmora Arlindo, presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia. A escritora e patrona da feira, Jane Tutikian também debaterá o tema, apresentando a a palestra Leitura presente na escola. O bibliotecário Frank Raumel, da Biblioteca Pública de Bebeach, a Biblioteca do Ano da Alemanha, tratará da Cooperação entre biblioteca pública e escolar.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora