Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
13 de outubro de 2011
|
18:08

Após declaração polêmica, Tabaré Vázquez anuncia retirada da política

Por
Sul 21
[email protected]
Após declaração polêmica, Tabaré Vázquez anuncia retirada da política
Após declaração polêmica, Tabaré Vázquez anuncia retirada da política
Tabaré Vázquez, ex-presidente do Uruguai
Tabaré Vázquez, ex-presidente do Uruguai | Foto: Fábio Pozzebon/ABr

Da Redação

Depois da polêmica gerada com a declaração de que cogitou entrar em guerra contra a Argentina, o ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázquez anunciou nesta quinta-feira (13) seu afastamento de atividades políticas. “Apresento minhas desculpas e anuncio minha retirada da vida pública”, escreveu Vázquez, em comunicado à imprensa.

Leia mais:
– Oposição uruguaia critica ex-presidente por cogitar guerra contra a Argentina

O ex-presidente resolveu se retirar da vida pública depois da repercussão negativa de recentes declarações sobre um possível guerra entre Uruguai e Argentina, em razão do conflito entre os dois países envolvendo a construção de uma fábrica de celulose. “Levando em conta as repercussões que tiveram a resposta sobre o relacionamento de nosso país com a irmã República Argentina referente ao tema Botnia, e apesar de ter feito um relato do que realmente aconteceu, considero que estas declarações foram inoportunas. As fiz tendo em conta as excelentes relações que felizmente hoje têm nossos dois países irmãos. De qualquer maneira, e muito longe de minhas intenções, as mesmas podem danar essas relações, ao projeto político da esquerda uruguaia e ao próprio Frente Ampla”, afirmou Vázquez.

As declarações de Vázquez foram emitidas em palestra no colégio Monte VI em Montevideo nesta terça-feira. O presidente relatou que um conflito bélico com o país vizinho, em função da instalação de uma fábrica de celulose às margens do Rio Uruguai, chegou a ser cogitada com os Estados Unidos.

Com informações do El Observador


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora