Noticias|Últimas Notícias>Política
|
15 de setembro de 2011
|
15:22

PSOL vai relançar frente parlamentar pelo voto aberto

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

O PSOL pretende relançar na próxima terça-feira (20) a Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto. O partido já conseguiu a adesão de 183 parlamentares. Para ser formalizada, uma frente precisa do apoio de um terço do Parlamento, ou seja 198 dos 594 deputados e senadores.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) defende que a população tenha o direito de saber como vota o parlamentar em todas as matérias, inclusive na cassação do mandato de colegas. Foi justamente a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada recebendo propina em vídeo, que atraiu atenção para o assunto.

A Emenda constitucional que acaba com o voto secreto no Congresso Nacional, inclusive para cassação de mandatos, está parada desde 2006 na Câmara. De autoria do ex-deputado Luiz Antonio Fleury Filho, ela chegou a ser aprovada na Câmara em primeiro turno por 383 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções.

O caso do mensalão também é emblemático para pressionar pelo voto aberto. Dos 15 deputados processados por quebra de decoro parlamentar, três não foram condenados no Conselho de Ética, no qual a votação é aberta. Mas, dos 12 que tiveram recomendação de cassação aprovada no conselho em voto aberto, só três foram cassados no plenário, onde o voto é secreto.

Com informações do jornal O Globo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora