Noticias|Últimas Notícias>Política
|
3 de setembro de 2011
|
13:57

Dilma reage a críticas sobre “herança maldita” de Lula, que defende reeleição em 2014

Por
Sul 21
[email protected]
Dilma reage a críticas sobre “herança maldita” de Lula, que defende reeleição em 2014
Dilma reage a críticas sobre “herança maldita” de Lula, que defende reeleição em 2014
Lula e Dilma na abertura do Congresso do PT | Foto: José Cruz/ABr

Da Redação

Ao participar da abertura do 4º Congresso do PT, na noite desta sexta-feira (2), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff reagiu às críticas de que teria recebido uma “herança maldita” do governo Luiz Inácio Lula da Silva e às informações sobre supostos atritos entre ela e o partido. “Como é que eu posso estar em conflito comigo mesma?”, disse Dilma. Lula, por sua vez, afirmou que Dilma fará muito pelo Brasil em oito anos, indicando apoiar a reeleição da presidenta.

“Eu estou firmada sobre uma pedra muito sólida, que é a experiência de oito anos de um governo de que eu tive a honra de participar. Não é uma herança, porque eu estava lá. Os erros e os acertos dela são meus erros e acertos”, afirmou Dilma, durante seu discurso na abertura do congresso petista.

Para a presidenta, as críticas de que ela herdou a corrupção do governo Lula tentam invalidar conquistas do governo do PT durante os dois mandatos do ex-presidente. “Nós mudamos a lógica de crescimento do país, e este país tem a força que tem porque temos esta herança, este legado”, defendeu.

Dilma ainda afirmou que não apoia a “execração pública” de pessoas suspeitas de corrupção. “Eu acredito na Justiça, e que ela não se faz com caça a bruxas, nem com colocação de pessoas à execração pública, com retirada de direitos. Principalmente, porque essas ações espetaculares acabam com a presunção de inocência”.

De acordo com a presidenta, a “falta de projetos” da oposição faz com que ela a critique sempre com o argumento de que não tem “traquejo político”. “Eles esquecem o fato do qual eu tenho muito orgulho, de ter, quando era muito difícil fazer política no Brasil, porque dava cadeia ou morte, eu tenho orgulho de ter feito politica no Brasil”, ressaltou.

Dilma oito anos

O ex-presidente Lula, que discursou antes de Dilma Rousseff, dirigiu-se a ela em um tom tranquilizador, dizendo que, com os partidos aliados e com o PT, não há problema que não possa ser vencido por ela. “Com os aliados e com o PT não há vulcão, tempestade e furacão que não possam ser vencidos”.

Lula também admitiu indiretamente que não será candidato à sucessão de Dilma em 2014. “Oito meses de governo é muito pouco para quem vai governar esse País por oito anos”, disse Lula, em meio a rumores sobre um movimento por seu retorno nas próximas eleições.

Ovacionado pela plateia, Lula criticou a imprensa e adversários do PT que, segundo ele, chegaram a prever o fim do partido em 2005. O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi um dos mais aplaudidos durante o encontro. Na semana passada, a revista Veja publicou uma reportagem sobre reuniões de Dirceu em Brasília. Além de uma suposta câmera escondida, a revista tentou invadir um quarto de hotel em que o petista estava hospedado.

Com informações da Agência Brasil e do Estado de S. Paulo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora