Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
15 de agosto de 2011
|
06:16

Vitória em primárias indica favoritismo de Cristina

Por
Sul 21
[email protected]
Votação da presidenta argentina nas primárias sinaliza possível vitória em primeiro turno em outubro | Foto: Telam

Da Redação

A presidenta argentina Cristina Kirchner venceu as eleições primárias realizadas neste domingo (14), com cerca de 50% dos votos. O resultado da votação indica um aumento na votação da presidenta, que se elegeu em 2007 com 45% dos votos. Se ocorressem hoje as eleições presidenciais marcadas para outubro, Cristina poderia vencer já no primeiro turno.

As eleições primárias aconteceram pela primeira vez na Argentina, depois de uma lei de 2009. O objetivo é que os eleitores possam definir quem concorre à eleição em cada partido. Como os partidos já haviam definido seus candidatos, as primárias deste domingo acabaram servindo como termômetro para a eleição de 23 de outubro.

Cristina Kirchner, da Frente para a Vitória, confirmou seu favoritismo diante da oposição. Até a madrugada desta segunda, Ricardo Alfonsin estava com cerca de 12%, mesmo percentual de Eduardo Duhalde. Hermes Binner aparecia com 10%. Se a votação se repetir em outubro, Cristina vence no primeiro turno, precisando para isso obter mais de 40% dos votos e ter uma vantagem de 10 pontos em relação ao segundo colocado.

“Necessitamos da unidade de todos os argentinos para poder seguir trabalhando. Não esperem de mim nenhuma palavra que ofenda a ninguém, não vim a isso”, afirmou Cristina após a confirmação da vitória.

Com informações da Folha de São Paulo e da agência Telam.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora