Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
25 de agosto de 2011
|
14:55

“Tuitaço” protesta contra construção da hidrelétrica de Belo Monte

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Organizações e ativistas sociais convocaram para esta quinta-feira (25) um “ato mundial em 140 caracteres” contra a usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. No decorrer do dia, os usuários do Twitter estão sendo chamados a utilizar as hashtags #BeloMonteNao e #PareBeloMonte para divulgar os impactos socioambientais do megaempreendimento, além de pedir a paralisação das obras.

Leia mais:
– Obras avançam e pressão contra usina de Belo Monte aumenta

O protesto terá enfoque no financiamento da obra, que deverá ser garantido pelo BNDES, com previsão de repasse de 80% dos cerca de R$ 30 bilhões da obra. Os ativistas defendem que o BNDES seja cobrado a aplicar seus próprios critérios sociais, ambientais e jurídicos na análise de pedido de financiamento de Belo Monte. Se aplicados, os problemas jurídicos, ambientais e sociais da usina a tornam virtualmente inelegível para recebimento de recursos do banco. Assim, o BNDES será alvo dos protestos “Belo Monte: com meu dinheiro não!”

Maior obra em andamento no Brasil, Belo Monte será a segunda usina em capacidade de geração de energia, atrás apenas da binacional Itaipu. A hidrelétrica ocupará parte da área de cinco municípios: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu e custará pelo menos R$ 25 bilhões. O governo federal defende que Belo Monte é essencial para suprir a demanda energética do país em virtude do crescimento econômico.

Com informações do site Xingu Vivo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora