Últimas Notícias>Economia|Noticias
|
15 de agosto de 2011
|
22:19

Tarso diz que política de incentivos vai priorizar ciência e tecnologia

Por
Sul 21
[email protected]
Governador gaúcho palestrou para uma plateia de empresários nesta segunda | Ramiro Furquim/Sul21

Rachel Duarte

Em palestra nesta segunda-feira (15) na reunião do Grupo de Líderes Empresariais da região Sul (Lide Sul), o governador gaúcho Tarso Genro valorizou sua política de atração de investimentos no exterior. “Já trabalhamos um conjunto de questões internacionais e temos investimentos que estamos acolhendo no nosso Estado”, disse Tarso, sobre o resultado das viagens para Uruguaia, Coréia do Sul e Europa já realizadas nos primeiros meses de gestão. O governador também explicou aos empresários o projeto que traça o novo perfil do sistema tributário gaúcho, que vai priorizar empresas do ramo da ciência e da tecnologia.

De acordo com Tarso, o núcleo de governo discutiu nesta segunda o cronograma de envio de um novo conjunto de projetos à Assembleia Legislativa. Entre eles, um que trata dos benefícios para os empresários regionais. “Ainda faltam alguns ajustes com secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Badesul e Banrisul. Mas o cerne estrá pronto e os setores beneficiados também”, disse o governador, sem adiantar detalhes. “As ações serão para as áreas da ciência e tecnologia, na forma de impulsos tributários e fiscais que organizem a cadeia produtiva do Estado”, completou.

Segundo o governador, que pediu aos empresários que criassem um estudo para traçar o novo sistema tributário gaúcho, a intervenção se faz necessária uma vez que o “governo está recebendo muitos pedidos de redução de carga fiscal para além dos incentivos já concedidos”.  O governador garantiu que irá discutir a sugestão dos empresários com a sociedade. “Eles já aprontaram a primeira parte do trabalho e enviarão em breve. Pedimos um novo perfil do sistema tributário, para que possamos discutir com a sociedade se é adequado ou não”, falou à imprensa.

Ainda de forma experimental e aguardando um anúncio oficial, uma política de atendimento integrado no setor empresarial funciona no governo gaúcho. Tarso Genro explicou aos integrantes da Lide Sul que todas as secretarias envolvidas diretamente com a articulação e promoção de investimentos estarão auxiliando os empresários de forma integrada na futura sala. “Para que o empresário saia totalmente informado, do financiamento até as questões ambientais. Concentrando os processos necessários para abertura de negócios em menor tempo”, explicou. A promessa foi de que o espaço estará em pleno funcionamento em setembro. “E também articulará o interesse privado com o interesse público”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora