Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
9 de agosto de 2011
|
12:55

Projeto Barra Sul resgata mais objetos do mais antigo naufrágio do Brasil

Por
Sul 21
[email protected]
Peça foi retirada do mar nesta segunda-feira | Foto: Pablo Corti/Divulgação

Da Redação

A equipe de mergulhadores e pesquisadores do projeto Barra Sul localizou nesta segunda-feira (8) mais objetos do sítio arqueológico na Baía Sul, na Ilha de Santa Catarina. As peças são possivelmente da embarcação San Esteban, que naufragou na saída da Baía Sul, em janeiro de 1583, no naufrágio mais antigo do Brasil.

“Acreditamos estar diante do mais antigo naufrágio localizado e pesquisado das Américas”, ressalta Bruno Germer. As peças retiradas repousavam no fundo do mar há mais de 400 anos. Nesta segunda, foi retirada uma pedra triangular com escritos em latim, medindo 1,25m por 0,75m, e duas esferas com aproximadamente 21cm de diâmetro.

Estudos preliminares realizados pelo projeto Barra Sul apontam para a embarcação chamada San Esteban, que naufragou em 1583 e transportava peças de artilharia e material para construção de duas fortalezas no Estreito de Magalhães. “A pedra triangular faz menção ao rei Felipe II com a inscrição: Philippus Maximvs Cathollicvs II Hispaniarvm Indiarvm et Rex. E acredita-se que o ano seja o de 1582, mas só vamos ter certeza depois dos avanços das pesquisas arqueológicas”, ressalta o pesquisador Flávio Corrêa.

Nesta terça, as peças serão encaminhadas à Unisul, em Tubarão, onde passam por higienização e dessalinização, ficando responsável a arqueóloga Deisi Scunderlick Eloy de Farias. Desde o dia 24 de junho está em Tubarão a primeira peça retirada deste sítio arqueológico: uma pedra nas dimensões de 98 cm de altura por 76 cm de largura, com o desenho de dois leões e dois castelos em alto relevo e, no meio, um símbolo português, o que remete ao período da União Ibérica e ao reino de Leon e Castilla, entre os anos de 1580 a 1640.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora