Noticias|Últimas Notícias>Política
|
31 de agosto de 2011
|
22:34

MPF do Amapá denuncia 21 pessoas investigadas pela Operação Voucher

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

O Ministério Público Federal do Amapá (MPF-AP) ofereceu na terça (30) denúncia contra 21 pessoas investigadas pela Operação Voucher. Entre os denunciados, estão o dois ex-secretários executivos do Ministério do Turismo, Frederico da Silva Costa, o e Mario Moyses, que também já presidiu a Embratur, além do ex-deputado federal Colbert Martins (PMDB), que ocupava a secretaria nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo. A informação foi divulgada somente nesta quarta (31) pelo MPF-AP.

Mario Moyses é do PT e fora indicado pela então ministra do Turismo, Marta Suplicy, e Frederico da Silva Costa fora indicado pelo ministro Walfrido dos Mares Guia (PTB) para entrar no ministério. No início deste ano, Costa também teria contado com o apadrinhamento do líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves, para chegar ao cargo de secretário-executivo.

Os envolvidos são acusados de formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato – obtenção de vantagem em razão do cargo – e uso de documento falso. As denúncias do procurador Celso Leal estão divididas em quatro ações que detalham a participação de cada envolvido no esquema e foram encaminhadas à Justiça Federal da 1ª Região.

Os autos do processo com evidências de participação da deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) serão encaminhados à Procuradoria-Geral da República (PGR), pois só o órgão pode oferecer denúncia contra parlamentares no Supremo Tribunal Federal (STF), devido ao foro privilegiado.

A Operação Voucher foi começou no início do mês de agosto Polícia Federal. O esquema teria desviado cerca de R$ 4 milhões do Ministério do Turismo, por meio de contratos com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Ibrasi), para qualificar servidores na área de turismo no Amapá. Servidores do Ministério do Turismo e da Caixa Econômica Federal falsificaram documentos na tentativa de comprovar ao Tribunal de Contas da União (TCU) a execução de serviços que não foram prestados.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora